A competição será disputada de 16 de julho a 12 de novembro e terá o mesmo formato de 2010
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela e o regulamento do Campeonato Brasileiro da Série C, nesta quinta-feira. A competição, que será disputada de 16 de julho a 12 de novembro, terá o mesmo formato dos últimos dois anos. Nesta primeira fase, os 20 clubes foram divididos em quatro grupos regionalizados de cinco times.
Ao todo, serão oito os clubes novatos da competição. América-RN, Brasiliense-DF, Ipatinga-MG e Santo André vieram de queda da Série B. Enquanto isso, Araguaína-TO, Guarany-CE, Joinville-SC e Madureira-RJ conquistaram o acesso na Série D de 2010.
Na fase de grupos, os cinco clubes jogarão dentro dos próprios, em turno e returno. Sendo que os dois primeiros de cada chave garantem vaga à segunda fase. Por outro lado, o último colocado de cada grupo será rebaixado para o a Série D de 2012.
Na segunda fase, os oito classificados serão divididos em dois grupos de oito. Os times jogarão novamente dentro dos próprios grupos, em turno e returno. Ao final das seis rodadas, os dois primeiros de cada grupo serão promovidos à Série B de 2012. Já o líder de cada chave fará a decisão para disputar o título.
A exemplo do que ocorreu em 2009, os dois clubes paulistas da divisão não caíram na mesma chave. O Marília integra o Grupo C, ao lado de Brasiliense-DF, Ipatinga-MG, Macaé-RJ e Madureira-RJ. Já o Santo André caiu no “grupo da morte”, o Grupo D, ao lado de Brasil-RS, Caxias-RS, Chapecoense-SC e Joinville-SC.
Confira os grupos da Série C:
Grupo A: Águia-PA, Araguaína-TO, Luverdense-MT, Paysandu-PA, Rio Branco-AC
Grupo B: América-RN, Campinense-PB, CRB-AL, Fortaleza-CE, Guarany-CE
Grupo C: Brasiliense-DF, Ipatinga-MG, Macaé-RJ, Madureira-RJ, Marília-SP
Grupo D: Brasil-RS, Caxias-RS, Chapecoense-SC, Joinville-SC, Santo André-SP