Cartão Vermelho Contra o Trabalho Infantil

Municípios cearenses aderem à campanha

Dezenas de cidades desenvolverão atividades para marcar o Dia de Combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Para marcar a data, pelo menos 63 municípios cearenses já confirmaram ao Ministério Público do Trabalo (MPT) no Ceará a realização de diversas atividades de mobilização e conscientização social sobre os malefícios do trabalho precoce à saúde, à educação e ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Eles aderiram à Campanha Cartão Vermelho Contra o Trabalho Infantil, desenvolvida pelo Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a coordenação, no Ceará, do MPT.

Em Acopiara, o campeonato de futsal, das 8 às 11 horas, encerrará, neste sábado, uma semana de atividades que incluíram cinema itinerante, apresentações teatrais, dança, gincana cultural e palestras voltadas a estudantes e pais de alunos. Em Apuiarés, haverá debates, palestra e oficina na segunda-feira, 14, e palestra e mobilização na terça-feira, 15. Em Aracati, a Praça da Comunicação será palco, na segunda-feira, 14, de apresentações culturais.
Em Cariré, haverá adesivagem em praça pública, visita e divulgação do Peti em núcleos da zona rural. Em Cruz, a campanha será lançada na segunda-feira, no auditório da Escola Cônego Manoel Valdery da Rocha, às 9 horas. Também haverá jornada com as equipes da brinquedoteca, amigos da leitura e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nas localidades de Preá (na terça, dia 15, às 8 horas) e na Biblioteca Municipal (na quarta, às 8 e às 14 horas), além de roda de capoeira e panfletagem na praça Afonso Pontes (na quinta-feira, 17, às 17 horas) e palestra (na sexta-feira, dia 18).
Em Fortaleza, estudantes, professores e pais de aluno sairão em caminhada no bairro Bom Jardim a partir das 7h30 deste sábado. Na segunda-feira, 14, a partir das 8 horas, haverá cortejo do bolsa família pelas praças do Coração de Jesus, BNB, do Ferreira e José de Alencar, além de mobilizações nos terminais da Parangaba (na terça, dia 15), Messejana (na quarta, 16), Papicu (na quinta, 17) e Antônio Bezerra (na sexta, 18), sempre das 7 às 9 horas, e mobilização com alunos na Av. Abolição, dia 16.
Em General Sampaio, também sairá amanhã, às 7h20, da Escola Arinda Lobo de Mesquita, uma passeata até a Praça José Severino Filho, onde haverá apresentações artísticas e programa de rádio com locutores-mirins. Em outras escolas, ocorrerão atividades como apresentação de fantoches, cartazes, poemas, esquete teatral, cordéis, vídeos, documentários e palestras.
Segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, a realização destes eventos, entre outras iniciativas, é fundamental para o processo de construção de uma nova cultura na sociedade em relação ao trabalho infantil. “A mentalidade ainda predominante de tolerância com a exploração do trabalho precoce, somada às condições econômicas e sociais do Estado, tem feito com que o Ceará seja o terceiro no ranking nacional do trabalho infantil, perdendo apenas para Tocantins e Piauí”, observa.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, o Ceará conta com 294 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho. O número chega a 4,5 milhões no País. A legislação brasileira (Constituição Federal, Consolidação das Leis Trabalhistas e Estatuto da Criança e do Adolescente) prevêem que o trabalho é totalmente proibido até os 13 anos de idade e permitido entre os 14 e 15 anos apenas na condição de aprendiz. Entre 16 e 17 anos, o trabalho é permitido, desde que não seja em condições perigosas (que ameacem à vida), insalubres (que comprometam a saúde), penosas e em horário noturno (após as 22 horas).

Confira as programações de alguns municípios

1. Acopiara
Cinema itinerante nas escolas da sede do Município, apresentações de teatro, dança, cartazes e palestras voltadas a estudantes e pais de alunos, gincana cultural e campeonato de futsal.

2. Alto Santo
Abordagens em sala de aula, produção literária, artes visuais, colagens de cartazes, entrevistas e atividades esportivas em 26 escolas municipais.

3. Apuiarés
Debates, palestras, oficina, entrevista e mobilização.

4. Aracati
Apresentações culturais, entrevista, panfletagem e atividades socioeducativas.

5. Barro
Abordagens em sala de aula, produção literária, artes visuais, colagens de cartazes, entrevistas e atividades

6. Barbalha
Programa de rádio, exibição de filme e vídeos, palestra de sensibilização,

7. Barro
Panfletagem, seminários, torneio de futebol.

8. Barroquinha
Marcha educativa, divulgação em carro de som, palestras.

9. Beberibe
Manifestação, apresentações de banda, grupo de capoeira e hip-hop e fórum.

10. Brejo Santo
Palestra com educadores das redes pública e privada e familiares de alunos, caminhada, exposição de trabalhos artísticos e apresentações de artistas locais.

11. Campos Sales
Caminhada de sensibilização

12. Cariré
Panfletagem e colagem de cartazes, caminhada, palestras, ação cívica com mães de crianças atendidas pelo Peti, apresentações de dança e teatro, adesivagem em praça pública, visita e divulgação do Peti em núcleos da zona rural.

13. Cedro
Palestras e apresentações.

14. Crato
Blitz educativa, palestra e jornadas de convivência do Peti.

15. Cruz
Lançamento da campanha na Escola Cônego Manoel Valdery da Rocha (14/6, 9hs). Jornada com as equipes da brinquedoteca, amigos da leitura e Peti nas localidades de Preá (15/6, 8hs) e Biblioteca Municipal (16/6, 8hs e 14hs), roda de capoeira e panfletagem na praça Afonso Pontes (17/6, às 17 horas) e palestra (dia 18).

16. Farias Brito
Fixação de cartazes, distribuição de adesivos e tabelas da copa com a imagem da campanha, programa de rádio e caminhada.

17. Fortaleza
Caminhada a partir do CRAS do bairro Bom Jardim, amanhã, 12, a partir das 7h30. Cortejo do Bolsa Família no Centro da Cidade, a partir das 8 horas do dia 14/6, pelas praças do Coração de Jesus, BNB, do Ferreira e José de Alencar). Mobilização nos terminais da Parangaba (15/6), Messejana (16/6), Papicu (17/6) e Antonio Bezerra (18/6), das 7 às 9hs. Mobilização com alunos na Av. Abolição (16/6).

18. Forquilha
Rodas de conversa, palestra, panfletagem, teatro e exposição de trabalhos.

19. General Sampaio
Passeata, amanhã, 12, às 7h20, saindo da Escola Arinda Lobo de Mesquita, até a Praça José Severino Filho, onde haverá apresentações artísticas e programa de rádio com locutores-mirins. Em outras escolas, apresentação de fantoches, cartazes, poemas, esquete teatral, cordéis, vídeos, documentários e palestras.

20. Guaiúba
Caminhada, panfletagem, colagem de adesivos, apresentações culturais, palestras e programa de rádio. Os eventos começaram nesta sexta-feira, 11, e prosseguirão até a próxima sexta, 18.

21. Guaramiranga
Apresentação cultural, palestra, caminhada, atividades esportivas, panfletagem e colagem de cartazes e adesivos.

22. Horizonte
Audiência pública, oficina, palestra, blitz educativa, criação do selo Cerest Cartão Vermelho às instituições que contratam crianças e adolescentes em descumprimento à legislação. Às 17 horas deste sábado, haverá jogo comemorativo na quadra Praça do Zumbi. Antes, às 16 horas, haverá apresentações de bandas de adolescentes e de danças, pula-pula, cama elástica, bicicross e skate.

23. Ibaretama
Mobilização com as escolas, em várias localidades, com apresentação de trabalhos, palestras, gincanas, visitas nas casas e apresentações culturais, ao longo deste sábado.

24. Icapuí
Concurso de desenho e redação, oficina, atividades esportivas. Neste sábado, haverá caminhada pelo centro da Cidade.

25. Iguatu
Blitz nas escolas, palestra, passeata, jogos populares e apresentações artísticas.

26. Iracema
Programa de radio, palestras nas escolas, blitz educative, roda de conversas com pais de alunos, caminhadas.

27. Itaitinga
Na segunda-feira, 14, haverá concurso de frases e desenhos. De terça, 15, a sexta, 18, ocorrerão palestras nas escolas. Na quarta, 16, no pólo de atendimento ABC, apresentação artística com alunos do Peti. Na quinta, 17, também no pólo ABC, atividades recreativas e esportivas. Na sexta, 18, blitz educativa na Praça da Matriz.

28. Itarema
Amanhã, 12, haverá torneio no ginásio poliesportivo. Segunda-feira, 14, palestras nos postos de saúde. Terça-feira, 15, na sede, programa de rádio e panfletagem. Durante toda semana, nas escolas, ocorrerão também atividades lúdicas e, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), gincana.

29. Itatira
Palestras e atividades nas escolas.

30. Jaguaribe
Blitz contra o trabalho infantil e passeata. Neste sábado, haverá panfletagem na feira.

31. Jaguaruana
Audiência pública, programa de rádio, apresentação cultural e caminhada.

32. Jati
Mobilização pelas ruas da cidade, neste sábado.

33. Juazeiro do Norte
Atividades escolares, panfletagem, palestras, concurso cultural, exposição de faixas e adesivagem.

34. Lavras da Mangabeira
Gincanas e panfletagem de segunda-feira, 14, a sexta-feira, 18.

35. Limoeiro do Norte
Blitz no Centro, com panfletagem, seminário, apresentação cultural. Neste sábado, passeata às 17 horas saindo da Praça da Matriz até a Praça da Rodoviária e apresentações de dança, música, teatro de bonecos, banda de lata e poesia.

36. Maracanaú
Circuito esportivo e recreativo, blitz educativa (com panfletagem e adesivaço).

37. Mauriti
Caminhada e panfletagem, palestras e apresentações culturais.

38. Mombaça
Passeio ciclístico, manifestações artísticas e panfletagem.

39. Monsenhor Tabosa
Atividades com a comunidade escolar.

40. Morrinhos
Passeata, neste sábado, até a Praça Edwar Silveira, onde haverá manifestações artísticas.

41. Morada Nova
Exibição de filmes, programa de rádio, palestra, caminhada e panfletagem.

42. Novo Oriente
Panfletagem nas ruas, neste sábado, a partir da Praça da Matriz. Visita a escolas e palestras educativas.

43. Orós
Programa de rádio e panfletagem. Gincana, competições esportivas, seminários e apresentações culturais.
44. Palmácia
Atividades artísticas, caminhada (apitaço) pelas ruas da cidade, exibição de vídeos.

45. Pacoti
Atividades educativas na sede e na zona rural.

46. Pacujá
Neste sábado, às 8 horas, caminhada cívica. Durante a semana, palestras nas escolas.

47. Palhano
Apresentação de trabalhos culturais, aferição de pressão, glicemia e cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), atividades esportivas e educativas, exibição de vídeos e filmes.

48. Paraipaba
Caminhada, atividades esportivas e escolares, palestras e oficinas.

49. Redenção
Mobilização da comunidade escolar e seminário.

50. Reriutaba
Caminhada, neste sábado, a partir da Praça Pública, e palestras nas escolas.

51. Russas
Colagem de cartazes, panfletagem nos postos de vacinação e distribuição de adesivos e tabelas da copa.

52. Santa Quitéria
Caminhada saindo da Praça Senador Pompeu, neste sábado, com panfletagem e apresentações culturais. Ao longo da próxima semana, palestras nas escolas.

53. São Gonçalo do Amarante
Atividades esportivas, neste sábado, no Ginásio Poliesportivo da localidade de Cágado. Na segunda-feira, 14, manifestações artísticas. Na terça, 15, e na quarta, 16, caminhada, panfletagens e entrevistas.

54. São Luís do Curu
Seminários nas escolas até sexta-feira, dia 18.

55. Sobral
Dia D da Família contra o trabalho infantil, nas escolas municipais e programas de rádio neste sábado.

56. Tabuleiro do Norte
Caminhada pelas ruas da cidade.

57. Tianguá
Encontro com professores e passeata.

58. Trairi
Passeata e inauguração da Casa do Menor.

59. Umirim
Manifestações culturais, passeata, panfletagem e colagem de cartazes.

60. Uruburetama
Mobilização nas praças e panfletagem.

61. Uruoca
Blitz educativas na terça-feira, 15, na Praça Aniceto Rocha

62. Varjota
Caminhada e palestras em escolas.

63. Ipaumirim
Na segunda-feira, 14, passeata pelas ruas da cidade e entrevistas em rádio