Sucesso do programa antecipa aumento do percentual de mistura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva – acompanhado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto – anunciou, nesta sexta-feira (23), em Brasília, mudanças no percentual de mistura do biodiesel ao diesel. A partir de 2010, o índice passa de 4% para 5%.
As novas regras – o chamado “B5” – foram antecipadas pelo governo federal em razão do sucesso do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), cujo objetivo é promover a inclusão social e o desenvolvimento regional. O PNPB é um programa interministerial de incentivo à produção e ao uso do biodiesel de forma sustentável para a geração de emprego e renda no País.
Com a efetivação do B5 na mistura do biodiesel ao diesel brasileiro, espera-se, também, uma resposta da agricultura familiar, responsável por parcela significativa de matérias-primas adquiridas pelas empresas produtoras de biodiesel. Números consolidados da safra 2007/2008 mostram cerca de 31 mil famílias contratadas e fornecedoras de insumo para a produção de biodiesel.