Autoridades confirmam instalação da Faculdade de Medicina de Iguatu

Por Fernandes Neto


Aconteceu na segunda-feira, 15, uma importante reunião na Escola de Saúde Pública com a presença do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, o ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, do diretor da Fiocruz no Ceará, Dr. Carlile Lavor, diretores da Faculdade de Juazeiro do Norte, Dr. Joab Saores, secretário de Políticas Públicas para a Saúde de Iguatu, professor José Roberto Duarte, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Iguatu. Na pauta a instalação da Faculdade de Medicina de Iguatu.

O objetivo principal do encontro foi debater a atual situação da implantação da Faculdade de Medicina em Iguatu e através do amplo conhecimento do Dr. Carlile, buscar possibilidade na celeridade desse processo. A Faculdade de Medicina já é uma realidade em Iguatu onde, segundo o professor José Marcondes Macêdo Landim, diretor da FJN, o investimento para a implantação da faculdade será de R$ 12 milhões com previsão inicial para sete cursos, entre eles o de Medicina, com possibilidade de ampliação para 15 cursos no total. Ele afirmou ainda que o município de Iguatu atende a todos os critérios determinados pelo Ministério da Educação, principalmente para o curso de Medicina. “Com isso, já existe a possibilidade de realização do vestibular em junho de 2014”, declarou. Na oportunidade, o professor Marcondes Macedo fez o convite ao Dr. Carlile Lavor para ser o coordenador do curso de Medicina de Iguatu.

A última pendência era o terreno. De acordo com Agenor Neto, maior incentivador do prefeito Aderilo Alcântara para a implantação da faculdade, a questão do terreno já foi resolvida. A área já foi escolhida e será nas proximidades da nova Avenida Edson Queiroz, que está em fase de conclusão. Segundo Agenor Neto, o empresário José Alves de Oliveira (Zenir) foi bastante sensível e cedeu parte da área institucional de seu loteamento naquela região para a construção da faculdade. A obra será feita em tempo hábil já que a estrutura é de concreto e é bem mais rápida a construção.

A ideia do Dr. Carlile Lavor é que as faculdades de Medicina possam ser formadoras de profissionais utilizando nessa formação 50% de médicos especialistas e 50% de médicos generalistas.

“Em Iguatu não seria diferente. A faculdade vem em boa hora, já que Iguatu está preparada para receber tamanho empreendimento educacional. Sabemos que ainda é preciso se fazer muita coisa no setor de saúde do município, mas vejo que essa é uma grande possibilidade da faculdade ter êxito. Tem uma boa estrutura de áreas com bons acessos e acredito que tanto o empenho do prefeito Aderilo como a grande liderança de Agenor, a faculdade terá chances de logo em breve estar em funcionamento”, frisou Dr. Carlile.

Também participaram Patrícia Diniz, secretária de Desenvolvimento Econômico, Izaura Gomes, secretária de Gestão, Dr. Ivo Ferreira, diretor da URCA-Iguatu, Dra. Eduarda, diretora acadêmica da URCA-Iguatu, Dra. Jacirene Lima, diretora da Escola de Saúde Pública de Iguatu, Dr. Elpídio Cavalcante, Dra. Lúcia Vanda, enfermeira chefe do Hospital Regional de Iguatu.