Escrito por Evanildo Souza
O município de Várzea Alegre congrega, hoje, o segundo maior arranjo produtivo de fábricas de redes artesanais de dormir do Estado do Ceará.
Em 2008, a Associação das Fabricantes das Redes de Dormir e Bordados deste município teve o seu projeto selecionado no I edital FECOP /Projetos Produtivos, que vem impulsionando a estruturação da associação, com a aquisição de máquinas e equipamentos, capacitações, pesquisa de mercado, design de produtos, plano de marketing e material promocional.
De acordo com os consultores do projeto, Glauro Campello e Patrícia Diniz, da Eurobraz Consultoria Nacional e Internacional LTDA, até Julho de 2009, a associação já havia ultrapassado em 60% as vendas totais de 2007 e 2008, tendo na Expocrato 2009, um volume recorde de vendas, graças à capacitação, trabalho de pesquisa de mercado, lançamentos de novos produtos e design diferenciado, lançado pela consultora Celeste Franco da empresa Birô Carioca.
A forte aliança de parceiros, como a Prefeitura Municipal de Várzea Alegre, Governo do Estado do Ceará/Secretaria das Cidades, Sebrae, Famuva, Federação dos Artesãos, Eurobraz e Birô Carioca, além, de toda a determinação, vontade e garra das associadas, é sem dúvida a grande fórmula do sucesso alcançado.
Não basta receber recursos sem gerenciamento e planejamento do projeto. É necessário, antes, que as associações entendam as suas necessidades, deficiências e dificuldades, para só assim, terem condições de planejar seu futuro.
A abertura, por parte das associadas, para quebrar paradigmas, enfrentar e aceitar mudanças de mentalidade, é o ingrediente que move associações para sua auto-sustentabilidade, quebrando a dependência de recursos públicos e ganhando autonomia.
“Estamos aprendendo com a ajuda da Eurobraz a pensar e agir como uma empresa madura, podendo desta forma, pavimentar caminhos para o mercado internacional, com plenas condições de atender as demandas e padrões e qualidade e segurança, exigidos pelas barreiras de exportação” - disse Cristina Martins, vice-presidente do Grupo.
Ainda segundo Patrícia Diniz, essas 18 mulheres, de muita garra, são hoje um exemplo de determinação e superação para muitos grupos associados, o que vem reforçar o trabalho da empresa Eurobraz em preparar associações para atingirem uma maior profissionalização, sendo capazes de enfrentar os obstáculos que se apresentam no caminho, como verdadeiras empresas, com espírito de redes associativas.
Fazendo uma analogia, a grosso modo, podemos dizer que o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, forneceu os recursos para a compra da “vara de pescar”. A Prefeitura de Várzea Alegre forneceu a linha, pois, o apoio as atividades produtivas tem sido uma preocupação constante do Prefeito Zé Helder (PMDB), a Eurobraz e o Birô Carioca, ensinaram a pescar, e a melhorar sempre as técnicas de pesca. O sucesso é das associadas.