Assistência hospitalar

Ceará vai implantar ouvido biônico pela primeira vez

Ministério da Saúde autoriza Hospital Geral de Fortaleza a realizar cirurgia para recuperar a audição de pessoas surdas. Operação será feita pelo SUS e investimento é de mais de R$ 1 milhão por ano

O Hospital Geral de Fortaleza será o primeiro do estado do Ceará a realizar implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma cirurgia que ajuda pessoas surdas a recuperarem a audição a partir da implantação de uma prótese conhecida como ouvido biônico. O equipamento de alta tecnologia auxilia o cérebro a interpretar os estímulos sonoros, devolvendo o sentido ao paciente. O Ministério da Saúde repassará ao estado R$ 1,09 milhão por ano para o custeio do novo serviço. A expectativa é que sejam feitas 24 cirurgias por ano no hospital.
O implante coclear é um equipamento computadorizado colocado dentro da cóclea, na parte interna do ouvido. Ele capta os sons e os transforma em sinal elétrico, que é interpretado no cérebro como estímulo sonoro. Além do dispositivo, o aparelho é composto por um processador de fala que fica fora do ouvido. É como se fosse um microfone captando o som do ambiente. O funcionamento do implante coclear é diferente do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), uma vez que ele cria a possibilidade de o usuário perceber o som em vez de só aumentá-lo. Ele deve ser utilizado por pacientes que obtêm pouco ou nenhum benefício com o AASI.