Analfabetismo funcional

Somente 15% dos brasileiros com ensino fundamental são alfabetizados, diz Ibope
Publicidade


Mais da metade dos brasileiros de 15 a 64 anos que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental são, no máximo, alfabetizados num grau rudimentar. Esse grau corresponde à capacidade de identificar textos curtos como o de anúncios, manusear dinheiro e usar uma fita métrica. Pelo menos 10% deles são completamente analfabetos.
A conclusão é do Indicador de Alfabetismo Funcional, pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro (ONG ligada ao Ibope) e Ação Educativa, divulgada nesta quarta-feira.
A pesquisa mostra também que dentre os que têm escolaridade de 5ª a 8ª série, apenas 15% podem ser considerados totalmente alfabetizados, índice que aumenta para o máximo de 68% no nível superior. Ou seja, mais de um terço dos brasileiros que cursam ou cursaram um curso universitário não são totalmente alfabetizados. Segundo a pesquisa, o índice esperado é de 100% já no nível médio.
Apurado desde 2001, o indicador calcula os níveis de alfabetismo funcional da população de zonas urbanas e rurais de todas as regiões do país, considerando o domínio das habilidades de leitura e escrita e matemática.

Avanços
Um dos maiores avanços apontados na pesquisa são a redução de 9% para 7% dos analfabetos absolutos entre 2007 e 2009. No grau rudimentar, a queda foi de seis pontos percentuais no mesmo período.
A pesquisa indica também que o maior acesso à educação traz impactos positivos ao indicador: em 2009, um terço dos brasileiros de 15 a 34 anos podem ser considerados totalmente alfabetizados. Na população entre 50 e 64 anos, o índice é de 10%.

Nível de alfabetismo, segundo a escolaridade (15 a 64 anos)
Nível Nenhuma 1ª a 4ª série 5ª a 8ª série Ensino médio Ensino superior
Analfabeto 66% 10% 0% 0% 0%
Rudimentar 29% 44% 24% 6% 1%
Básico 4% 41% 61% 56% 31%
Pleno 1% 6% 15% 38% 68%
Alfabetismo funcional
Analfabeto funcional 95% 54% 24% 6% 1%
Alfabetizado funcionalmente 5% 46% 76% 94% 99%
Fonte: Indicador de Alfabetismo Funcional 2009