Aderilo Alcântara cobra da SECULT celeridade na implantação de salas de cinema

Por Luiz Vasconcelos

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, esteve nesta semana em Fortaleza em audiência com o secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba, para cobrar agilidade na liberação de verbas do projeto que visa à construção de um cinema em Iguatu.

Segundo o prefeito Aderilo, toda a documentação solicitada pelo Estado já foi entregue, ficando agora a critério do governo a liberação do projeto, que tem parceria Governo do Estado, Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a Prefeitura de Iguatu.

“A nossa administração tem dado todo apoio necessário para a construção de salas de cinema em nosso município, e inclusive a população já vive a expectativa de ter acesso a esse importante projeto cultural e de inclusão social”, disse Aderilo Alcântara.

O projeto contempla ao todo dez municípios do interior do Ceará e faz parte do plano de descentralização e democratização do acesso ao audiovisual viabilizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). A ideia é que as salas sejam uma espécie de espaço cultural, servindo para debates de temas importantes para a região, exibição de filmes de arte, nacionais, regionais, realização de mostra de vídeo e cinema entre outros eventos.

Além de Iguatu, serão beneficiados Aracati, Canindé, Crateús, Crato, Itapipoca, São Benedito e Tauá.