Acessibilidade: Caixa lança aplicativo para consulta de FGTS pelo celular


Será um canal adicional de acesso às informações do trabalhador, mas o envio do extrato em papel e por SMS será mantido

por Portal Brasil


O aplicativo que vai permitir consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio de smartphones foi lançado pela Caixa esta semana. A vice-presidente interina de Fundos de Governo e Loterias do banco, Deusdina dos Reis Pereira, explicou que esse será um canal adicional de acesso às informações do trabalhador, mas o envio do extrato em papel e por SMS será mantido. “Ele [o contribuinte] pode optar por não receber mais em papel”, destacou, ao lembrar que mais de 76 milhões de brasileiros já usam smartphones.
“O trabalhador passará também a ser o fiscal da sua própria conta para que possa falar com seu empregador, se necessário, em caso de atraso ou erro de processamento [no recolhimento do FGTS]”, explicou Deusdina.
O lançamento foi realizado nesta quinta-feira (31),  durante reunião do Conselho Curador do FGTS, com as presenças da presidenta da Caixa, Miriam Belchior, e do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. Miriam destacou os investimentos que o banco vem fazendo em tecnologias para os trabalhadores acompanharem seus direitos, como o FGTS, o seguro-desemprego e o PIS.


Para acessar a ferramenta é necessário fazer um cadastro. O trabalhador deverá criar uma senha de acesso e informar o Número de Identificação Social (NIS). Esse número pode ser encontrado nos extratos do FGTS, carteira de trabalho, com o empregador ou nas agências da Caixa.
O aplicativo do FGTS foi lançado em comemoração aos 50 anos do fundo, criado em 13 de setembro de 1966. O FGTS protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho onde o empregador deposita um valor mensalmente. Os recursos também podem ser sacados para aquisição da casa própria ou no momento da aposentadoria.
“O FGTS tornou-se uma das mais importante fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda. Ele também é uma das mais importantes fontes de financiamento de infraestrutura e saneamento do país”, informou a Caixa.

Caixa Trabalhador
Também foi apresentado o aplicativo Caixa Trabalhador, que traz informações sobre o PIS, o abono salarial e o seguro-desemprego. Por meio dele, o trabalhador se informa sobre as condições para receber os benefícios, como requisitos, documentação e prazos.
As duas ferramentas estão disponíveis para downloads gratuitos para os sistemas Android, IOS e WindowsPhone. Os aplicativos também possuem um recurso de geolocalização que mostra a agência da Caixa, sala de autoatendimento ou lotérica mais próxima.
Fonte: Agência Brasil