Acessibilidade

Campanha Nacional mobiliza clássico Ceará x Fortaleza neste sábado (03)
O vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Isaías Dias, e os clubes de futebol Ceará Sporting Clube e Fortaleza Esporte Clube, assinam amanhã (3), às 21h, no estádio Castelão em Fortaleza (CE), o termo de compromisso de adesão à campanha nacional Acessibilidade: Siga essa Idéia.
“A conscientização para uma sociedade inclusiva e solidária é muito lenta. É necessário alcançarmos todos os espaços possíveis e um dos espaços que encontramos uma grande concentração de pessoas, que manifestam a sua paixão, são nos jogos de futebol”, declara Márcia Mello, secretária-executiva do Conade.
“O clássico que acontece neste sábado (03), entre Ceará e Fortaleza, marca um momento único e histórico no futebol. Os jogadores dos dois times entrarão em campo juntos, vestindo a mesma camisa e segurando uma grande bandeira amarela com escritas em verde, simbolizando um mundo inclusivo”, explica Márcia. A bandeira, medindo 18 x 25 metros, será a maior e a primeira a entrar em campo nas mãos de jogadores de times diferentes.
Crianças, adolescentes e idosos com algum tipo de deficiência também participarão da cerimônia. O objetivo da campanha é favorecer a conscientização e estimular a construção de uma sociedade inclusiva e solidária, que possibilite igualdade de oportunidades a todos.
“As adesões pelos clubes de futebol vem sendo feitas no sentido da ampliação da campanha no Ceará, visto que, o Governo do Estado aderiu à campanha nessa semana. Essa atitude demonstra que as entidades estão preocupadas com essas pessoas que necessitam da inclusão na sociedade”, afirma Isaías Dias, vice-presidente do Conade.
Na mesma ocasião, o Ministério Público, a Procuradoria e a Defensoria de Fortaleza, entre outros, também irão assinar a adesão.
A Campanha de Acessibilidade atua para a sensibilização e mobilização da sociedade para a exclusão das barreiras de atitude, de informação, arquitetônicas, educação, dentre outras, que impeçam as pessoas com deficiência ou com algum tipo de mobilidade reduzida de participarem da vida em sociedade.
A campanha é coordenada pelo Conade e foi lançada em 2005, durante a 1ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo 2000, no Brasil existem 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa 14,5% da população brasileira.
Veja aqui quem aderiu à campanha

http://acessibilidade.sigaessaideia.org.br/?catid=3&blogid=1&itemid=4#more
Adesão da campanha nacional Acessibilidade: Siga essa Idéia.
Ceará Sporting Clube x Fortaleza Esporte Clube
Data: 03 de outubro de 2009
Horário: ás 21h
Local: Estádio Castelão
Av. Alberto Craveiro, 2901, Castelão, Fortaleza (CE)
Conheça o Conade
O Conade é órgão superior de deliberação colegiada criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social.
O Conade foi criado para que essa população possa tomar parte do processo de definição, planejamento e avaliação das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores de administração pública direta e indireta.