Brasil terá quase meio milhão de casos de câncer em 2010
Mortes pela doença poderiam ser reduzidas em 40% com o diagnóstico precoce.
Em todo o País, serão 9.580 pessoas vítimas da leucemia. Sudeste concentrará, em 2010, metade dos casos de leucemia do Brasil. Serão mais de quatro mil novos casos. Os dados são de recente pesquisa divulgada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer).
Pesquisa divulgada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), na última terça-feira, revelou que 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas com a detecção precoce da doença. A ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) ressalta que o maior sucesso em resultados positivos no tratamento da neoplasia exige o conhecimento da população sobre os sintomas. "Quanto mais cedo o paciente buscar ajuda, maiores são as chances de cura. Por isso, a ABRALE, sempre que possível, realiza campanhas e palestras informativas à população. A conscientização e conhecimento são os maiores aliados para o diagnóstico precoce", enfatizou o médico Nelson Hamerschlak, membro do comitê científico da ABRALE e onco-hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
A estimativa do INCA para 2010 é que surjam mais de 9 mil casos novos de leucemia em todo o País. A região mais afetada, segundo o estudo, será o sudeste com 4.510 casos, valor que representa 50% das ocorrências nas outras regiões brasileiras. O estudo aponta, ainda, que a cada 100 mil homens, 54 terão câncer de próstata. Entre as mulheres, 49 em cada 100 mil desenvolverão câncer de mama.