Viva 31 de março!
Em 2019, o dia 31 de março marca os 18 anos do ininterrupto jornal A Praça, cuja primeira edição circulou no dia 31 de março de 2001. A presente edição, de número 940, chega às mãos dos leitores na véspera da maioridade daquele que nasceu com o propósito de ser “O Jornal de Iguatu”. Ao longo de quase duas décadas, o A Praça atravessou fronteiras, desbravou pautas, revelou histórias, marcou fatos, pessoas, trouxe à tona revelações, denúncias, entrevistas, polêmicas, e principalmente oportunizou a muitos talentos anônimos a publicação de textos em suas páginas, além de democratizar a informação dando vez e voz a pessoas e instituições, sem distinção e/ou censura.
Viva o legado A Praça!
Dentre tantas contribuições, o mister do A Praça é escrever a história nossa de cada dia. Esse é o maior legado deste semanário: deixar registrado à presente e às futuras gerações de iguatuenses o cotidiano, os fatos, a memória, colaborando, assim, definitivamente, para o fortalecimento de nossa cultura, de nossa sociedade, de nossa identidade. A estreia do A Praça modificou as manhãs de sábado de nossa cidade. Assinantes, leitores avulsos, personagens das notícias e reportagens são os mais ansiosos para folhear a última edição. Todavia, a expectativa é também dos editores e diagramadores que, mesmo tendo feito a edição nos computadores, analisam as páginas impressas como se lhe fossem inéditas. A explicação é muito simples: compromisso, seriedade, profissionalismo e muito prazer e satisfação a cada semana na confecção do jornal.
A Praça e a cidade
Dizia Leon Tolstói: “Fale de sua aldeia e estará falando do mundo”. Esse pensamento traduz a relação do A Praça com Iguatu. Não é um simples slogan, é visceral e indissociável o título “O Jornal de Iguatu”. Nesses 18 anos, em 940 edições, o conteúdo publicado nas dezenas de milhares de páginas impressas é em grande maioria local. Ressalte-se também o caráter autoral do jornal, com conselho editorial, equipe de repórteres, colunistas, e colaboradores que com exclusividade produzem matérias que só são lidas no A Praça.
Viva o futuro do A Praça!
Vanguardista na imprensa escrita, o A Praça se prepara para voos maiores. Em breve, leitores e anunciantes desfrutarão da leitura do jornal de Iguatu em diversos formatos, mais interativo, dinâmico e ágil. Não será mais preciso esperar o sábado para tê-lo em mãos. A imprensa há muito se tornou o quarto poder. Agora temos o quinto poder, exercido pelas mídias digitais. O A Praça protagoniza e acompanha as mudanças, mas permanece com o mesmo ideal motivador de sua criação há 18 anos. Portanto, o 31 de março em Iguatu tem muito a ser comemorado, a cada ano, pela riqueza do presente que a cidade ganhou naquele já quase longínquo ano de 2001.