Observatório - Junto e misturado

“Suportai-vos uns aos outros”.
Colossenses 3.13


Foi dada a largada
Neste final de semana, os partidos políticos definem os nomes dos candidatos que disputarão as eleições em outubro vindouro. As convenções devem ser realizadas até dia quarta-feira, 30 de junho. A propaganda eleitoral gratuita inicia no dia 06 de julho. Neste mesmo dia os candidatos podem começar suas campanhas nas ruas, com carros de som (das 8h à 22h) comícios, instalar comitês e divulgação através da internet.

Junto e misturado
Amanhã o PSB realiza sua convenção estadual e vai confirmar o nome governador Cid Gomes na campanha para reeleição. A convenção será realizada no ginásio do Colégio Evolutivo, em Fortaleza. A coligação do governador Cid Gomes (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), que serão os candidatos ao Senado já tem nome: “Um Ceará melhor para todos”. A coligação vai reunir um total de 16 partidos. As presenças de Dilma Roussef e Michel Temer estão confirmadas. De Iguatu, seguem caravanas do PSB com Mirian Sobreira e do PMDB com Agenor Neto.

Educação em Iguatu
A divulgação do desempenho dos estudantes cearenses através do Spaece Alfa, sistema de avaliação permanente, mostra que nem sempre o discurso em prol da Educação oferece resultados satisfatórios. Iguatu apresentou índice bem abaixo do que se espera de uma cidade que cresce e investe no setor educacional. A prefeitura investe mais do que os 25% constitucional, paga salários acima do piso nacional aos professores, oferece transporte e merenda a todos os alunos. Cabe agora à administração e principalmente à Secretaria de Educação explicar o porquê do baixo rendimento dos alunos.

Desemprego
A taxa de desemprego em maio ficou em 7,5% nas seis principais regiões metropolitanas do país, segundo o IBGE. É o menor índice registrado para o mês desde o início da série histórica, em março de 2002. O resultado é considerado estável na comparação com abril, quando o desemprego foi estimado em 7,3%. Houve recuo de 1,3 ponto percentual em relação a maio do ano passado. O contingente de desocupados foi estimado em 1,8 milhão de pessoas. O rendimento médio dos trabalhadores caiu em relação a abril e fechou o mês em R$ 1.417,30.

Queremos o livro em papel!
A Associação Brasileira da Indústria Gráfica mais 20 entidades lançaram, na quinta, 24, em São Paulo, uma contraofensiva em favor do livro em papel. Batizada de Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, a iniciativa quer barrar um dos argumentos prediletos dos defensores do livro digital - que os livros em papel estariam afetando duramente o meio ambiente. De posse de estudos científicos nas mãos, a Abigraf garante que não.

Biblioteca do Professor
Os professores da educação básica pública terão agora livros específicos para eles. É o Programa Nacional Biblioteca da Escola - acervo do professor criado pelo Ministério da Educação. O programa vai fornecer material de apoio teórico e metodológico para o trabalho do professor em sala de aula e contribuir como ferramenta para o planejamento de suas aulas. A biblioteca contará com 154 títulos. Serão distribuídos seis milhões de títulos para os professores das escolas públicas das 27 unidades da Federação. O investimento é de R$ 78 milhões.