“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14:6
Iguatu Natal de Luz
Foi intensa a movimentação em torno do Iguatu Natal de Luz 2009. Como mostrado aqui neste periódico, o evento mobilizou centenas de pessoas que não mediram esforços para a realização do mesmo. Artesãos iguatuenses mostraram seu talento e criatividade na confecção dos carros alegóricos e também na elaboração da coreografia executada nas ruas onde o desfile aconteceu. Notadamente o Natal de Luz é uma festa popular. Esse é o ponto maior do evento. Nas ruas se veem pessoas simples, humildes, carentes de diversão. Para muitos talvez signifique uma festa a mais. Para a classe da extrema pobreza significa um instante de encanto e fuga da realidade cruel do dia a dia.
Quanto custou?
A prefeitura de Iguatu para a realização do Iguatu Natal de Luz recebeu através do convênio 721904, do Ministério do Turismo, R$320.000,00, no dia 08 de janeiro. b
Planos de Saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, no dia 12, o novo rol de procedimentos de cobertura obrigatória, ou seja, exames, consultas, cirurgias e tratamentos que, indiscutivelmente, devem ser cobertos pelos planos de saúde. Em regra, a agência manteve o proposto na consulta pública que precedeu à edição da resolução (consulta pública 31, encerrada em outubro de 2009), com a inclusão de procedimentos importantes para a garantia de assistência adequada ao usuário.
Problemas
Apesar das inclusões positivas e da correção da regulamentação, houve retrocesso em relação ao texto da consulta pública no que diz respeito aos procedimentos de psicologia, terapia ocupacional, nutrição e fonoaudiologia. Permanecem de fora da nova lista da ANS outros procedimentos fundamentais para o restabelecimento da saúde do paciente, em especial transplantes que já são cobertos pela rede pública - como o de coração, de fígado e de pulmão.
Mudança sem choques
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está implantando gradativamente o chamado padrão brasileiro de plugues e tomadas. No Brasil sairão de campo cerca de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas, e entrarão, soberanamente, tomadas e plugues com formato sextavado. Todas as tomadas terão três orifícios e os plugues podem ter dois ou três pinos redondos (saem de circulação os de pinos chatos). O novo padrão traz mais economia e segurança, já que não será mais preciso fazer gambiarras para forçar plugues e tomadas a falar a mesma língua. Com isso, diminuem bastante as possibilidades de aquecimento, curto-circuito e até mesmo incêndio. A transição para o novo padrão não será feita do dia para a noite, por isso, não há motivo para pânico.
Humberto Teixeira
“O homem que engarrafava nuvens”, filme de Lírio Ferreira estreou ontem em todo Brasil. O documentário acompanha a filha de Humberto Teixeira, Denise Dummont, em uma viagem para aprender mais sobre seu pai. O filme é uma celebração da obra artística e musical de Humberto Teixeira e de sua contínua influência, pois Teixeira tem expressiva importância não somente através de seu trabalho como advogado lutando pela proteção de direitos autorais dos artistas no Brasil, mas também pela sua devoção à divulgação da música brasileira no resto do mundo. É uma celebração do próprio Brasil. O Baião é redescoberto agora e registrado por algumas estrelas mais vibrantes do país.