“Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
2 Pedro 3:18
Justa homenagem
O vereador Ronald Bezerra enviou requerimento ao presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho, sugerindo homenagem a Dr. Edson. Segundo a proposta, o centro universitário que está sendo construído onde funcionava a Cidao deverá receber o nome de Cidade Universitária Edson Gouvêa.
Inscrições do Enem
A pedido do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, a Justiça Federal determinou que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam reabertas por mais 15 dias. O MPF entendeu que o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) não poderia ter exigido o CPF dos candidatos no ato da inscrição. Segundo o órgão, os estudantes menores de idade não são obrigados a ter o documento. Na decisão, o juiz Bruno Otero Nery diz que “a exigência de apresentação do número de inscrição no CPF/MF pelo estudante do ensino médio para regular participação no Enem (...) revela-se profundamente despida de razoabilidade, ferindo, dessa forma, princípio essencial para o devido exercício da função administrativa”.
O Inep tem cinco dias para cumprir a decisão a contar do dia 17 de agosto, que é quando a decisão foi tomada.
Inep vai recorrer de decisão
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai recorrer da decisão da Justiça Federal que pede reabertura de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Segundo o órgão responsável pela aplicação do exame, um novo período de inscrições afetaria o cronograma da prova.
Por meio de nota da assessoria de imprensa, o Inep afirma ter tomado conhecimento da liminar via fax. “As inscrições transcorreram normalmente, não havendo registro de problemas relativos à exigência do CPF. Foram mais de 4,5 milhões de inscritos. A medida liminar foi proferida sem que o instituto ou o Ministério da Educação fossem ouvidos”, diz o documento.
R$ 80 milhões para MEC
Com recursos transferidos da economia que a Câmara dos Deputados fez em seu orçamento, o Ministério da Educação terá R$ 80 milhões para investir na construção de 80 unidades de creches e escolas em vários municípios, como parte do Projeto Escola, o que vai beneficiar 16 mil crianças. O montante será liberado ainda neste ano para os municípios. A iniciativa vai influenciar na vida de 64 mil pessoas. Que isso sirva de exemplo para outros órgãos governamentais, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, depois de audiência com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer. Para oficializar a operação, o Ministério do Planejamento precisa enviar à Câmara projeto de lei que altere o orçamento da Casa, de modo a liberar os recursos para o Ministério da Educação.
Banda larga a 37 milhões de estudantes da rede pública urbana
As escolas públicas urbanas do Brasil devem ter internet com banda larga até o final de 2010. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que o programa Banda Larga nas Escolas beneficiará 37 milhões de estudantes, incluindo 84% dos alunos do ensino básico. Segundo ele, o governo federal já conectou cerca de 30 mil escolas urbanas até agora, número que deve chegar a mais de 45 mil até o final do ano.