Violência em Iguatu - Observatório - www.jornalapraca.com.br

“Vós que amais o SENHOR, detestai o mal; ele guarda a alma dos seus santos, livra-os da mão dos ímpios”. Salmos 97:10

Reféns

Os cidadãos iguatuenses estão reféns da violência que desafia a liberdade, as autoridades e deixa toda uma comunidade em situação de estresse. Não bastassem os crimes do cotidiano, agora os bandidos são mais ousados e agem tranquilamente a qualquer hora do dia, em qualquer ponto da cidade. Em que lugar estamos seguros? Como podemos trabalhar, ir à escola, frequentar lugares de lazer se o medo persegue nossos passos e interfere no nosso cotidiano? Ontem uma tentativa de assalto ao posto Ceará resultou em troca de tiros entre um valoroso policial e ousados bandidos. Os tiros foram disparados em via pública. Por sorte nenhum cidadão foi atingido. Havia clientes no estabelecimento, havia transeuntes no local, carros e motos passavam por ali. Era pouco mais de 8 horas (da manhã). Os criminosos não dormem. Agem com prontidão. As ações se repetem. Comerciantes desistem da atividade e fecham seus estabelecimentos. Já há quem ache normal todo esse cenário dantesco. Quando serão tomadas atitudes eficazes? Temos que conviver com todo esse pavor? É preciso que haja latrocínios para despertar a força da sociedade e dos poderes constituídos? Tomara que não. Deus nos livre e nos guarde da ação dos marginais e do descaso dos governantes.

 

Curso sobre prevenção de drogas

As inscrições para a 3ª edição do Curso Fé na Prevenção estão abertas até 16 de fevereiro. O objetivo do curso é capacitar 15 mil pessoas de todo o Brasil para desempenharem papéis de lideranças religiosas ou atuarem em movimentos do mesmo seguimento para ações de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco. Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), o curso é executado pela Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia e pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O curso é gratuito e oferecido na modalidade de educação a distância. A capacitação tem duração de 4 meses e certificação de extensão universitária pela Unifesp aos alunos aprovados. A data de início será divulgada após o período de seleção dos alunos. Dúvidas deverão ser enviadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou em contato pelo telefone (011) 5083-5731.

 

Lei Anticorrupção

A lei 12.846/2013, Lei Anticorrupção que começou a valer nesta semana, passa a responsabilizar e a punir empresas que cometam atos de corrupção contra a administração pública tanto nacional como internacional. A Lei Anticorrupção é um marco no ordenamento jurídico brasileiro, que até então impunha condenações brandas ou nulas para as empresas que se utilizassem de práticas ilícitas para obter sucesso em negociações com órgãos públicos, porque era possível alegar que o ato de corrupção foi cometido isoladamente por um funcionário ou servidor público e, dificilmente, era conseguir provar a responsabilidade da empresa.

 

Ceará pode receber sua quarta universidade federal

O deputado José Guimarães (PT-CE) e o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, reuniram-se na manhã da terça-feira, 04, em Brasília, para discutir o avanço do programa de expansão do ensino superior no Estado. A meta é garantir quatro universidades federais em território cearense. Além da própria UFC e das recém-criadas Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a ideia é criar uma nova universidade federal na região Norte do Estado, a partir do campus da UFC em Sobral. Entre os planos traçados, estão a implantação de um campus avançado da UFC em Itapipoca e outro da UFCA em Iguatu.