Observatório - Ritmo lento

“Tu és digno, Senhor, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas criaste, sim, pela tua vontade vieram a existir e foram criadas”.
Apocalipse 4.11

Mal estar
Na semana passada, deixamos aqui neste espaço a seguinte pergunta: “Se todos votam em Cid e Dilma, por que não pediram voto para José Pimentel (PT), candidato ao Senado, de Lula, Dilma, Ciro, Cid, e Eunício?”. O questionamento referiu-se à visita a Iguatu de Michel Temer (presidente do PMDB, presidente da Câmara dos Deputados e candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela petista Dilma). Durante o evento que marcou a adesão do prefeito Agenor Neto (PMDB) à candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) ao Senado, antes Agenor já havia declarado apoio a Tasso Jereissati (PSDB), também foram pedidos votos para o tucano. O fato criou mal estar na aliança PT/PMDB e causou alguns arranhões pela repercussão do evento em Iguatu.

Abafou
A ciumeira do PT abafou outro fato dentro da política local. O prefeito Agenor Neto (PMDB) e seu pai José Ilo (PSDB) em conversa com assessores repetiam sempre com veemência que não votariam em Eunício Oliveira por uma série de razões que não cabem aqui revelar. Havia especulações de apoio a Pimentel ou até mesmo de votarem apenas em Tasso. Evidente está que o apoio a Eunício não foi de graça. Este prestigiou o grupo político de Agenor com a visita de Michel Temer. Iguatu foi a primeira cidade do Nordeste a ser visitada pelo vice de Dilma nesta campanha eleitoral.

Verbas para Iguatu
Através do convênio 612414, do Ministério das Cidades, Iguatu recebeu no último dia 25 de agosto o valor de R$52.225,14, do total de R$2.156.565,00, para integração de bacias hidrográficas e abastecimento de água.

Ritmo lento
Apesar da pompa com que foi lançado o Projeto Cidade do Futuro ainda não saiu do papel. Muitas obras já têm placas indicativas, foram até iniciadas, mas pararam. No bairro Bugi, o calçamento estava previsto para conclusão em 90 dias. Passaram-se 30 dias do início, pouco mais de cem metros recebeu pavimentação. A obra parou há 15 dias, o material continua espalhado, a areia impede o trânsito e não aparece ninguém para dar satisfação aos moradores prejudicados. Pelo ritmo das obras, o calçamento ali deve ficar pronto em mais ou menos daqui a uns três anos. Outra reclamação sobre pavimentação vem do Fomento. Ali já foram dadas três ordens de serviço, mas a obra não foi concluída e nem retomada.

500 mil habilitações para motos no CE
O mercado de motocicleta continua em ritmo acelerado neste ano. Se a produção, vendas e emplacamentos dos veículos seguem em ascensão, os usuários de duas rodas também não ficam longe desse crescimento, em especial no Estado do Ceará. De acordo com informações do site do Detran-CE  (www.detran.ce.gov.br), nos cinco primeiros meses de 2010, quase 500 mil habilitações, com permissão para guiar motos, foram expedidas pelo órgão de transito. Só até maio deste ano, cerca de 490 mil conseguiram a carteira de motorista. Até dezembro do ano passado, conforme dados do site do Detran-CE, foram expedidas 459.690 habilitações. Em apenas cinco meses de 2010, o número de carteiras de motoristas para conduzir motos já ultrapassou a marca do ano anterior.

Mudança
Usuários do Hospital Regional de Iguatu satisfeitos com o atendimento informatizado na recepção e também com o tratamento dispensado por médicos e funcionários.