“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” Tiago 2.17
Visita José Airton Iguatu
O deputado federal José Airton (PT) cumpriu agenda em Iguatu nesta sexta-feira, 23. O petista passou o dia reunido com líderes do PT local e de Quixelô. Na pauta, eleições 2012, apoio a candidatos a vereador, encaminhamento de projetos para cidade de Iguatu, além de ouvir também lideranças comunitárias de vários bairros. José Airton aprovou a decisão da aliança com o grupo do prefeito e disse que vai trabalhar para o fortalecimento da sigla em Iguatu e na região.
PC do B ainda indefinido
Na semana passada, neste Observatório, informamos que o PCdoB local havia mantido a aliança eleitoral para a disputa de outubro próximo com o grupo de Marcelo e Mirian Sobreira. A informação nos foi repassada por membro do diretório do partido através de ligação telefônica. No dia seguinte, outro membro do diretório nos liga e diz que nada havia sido acertado em definitivo. Percebemos que os comunistas locais estão divididos. A executiva deliberou que só tomará posição após ouvir as forças políticas do município para avaliar quais as melhores propostas e condições oferecidas ao partido para só então assumir sua posição de apoio e de aliança.
Aliança PT
Por falar em aliança do PT com o grupo do prefeito Agenor Neto (PMDB), para quem conhece como funciona o partido, sabe que ali prevalece a discussão, o debate e a democracia. Diferente de outros partidos, no PT quem manda é o voto. A decisão é colegiada. Desde outubro de 2011 que o partido debate com as alas políticas locais a sucessão municipal de 2012. Os grupos de Mirian e de Agenor expuseram condições e propostas para a aliança. O partido decidiu por maioria aceitar as do grupo da situação. Já agora em abril, petistas farão parte do primeiro escalão ocupando secretarias municipais.
E o vice?
O prefeito Agenor Neto não prometeu o cargo de vice na chapa situacionista ao PT. Há sim a possibilidade de o partido dos Trabalhadores indicar um ou mais candidatos para o cargo. A definição será tomada com os partidos da aliança. O vereador Ednaldo Lavor já declarou que quer ser o vice. O atual vice João Alencar disse que não abre mão de indicar o candidato ao cargo. Muito trabalho para o habilidoso Bandeira Jr e para o próprio prefeito para acomodar interesses e acalmar os ânimos.
Agente do Bem
O programa Agente do Bem, ora suspenso por decisão da justiça, mesmo não tendo finalidade eleitoral vai sim beneficiar o seu idealizador, Agenor Neto. Evidente que a pobreza que mal compra comida ficar isenta de pagar contas de água e de luz terá imensa gratidão por ganhar tal benefício. Se o programa continuar suspenso vai gerar insatisfação do público alvo que se voltará contra a oposição, apontada pelo prefeito como a (ir)responsável pela suspensão do benefício.