Observatório - Passagens de ônibus 5% mais caras

“...não se ouviu,... nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.”
Isaías  64.4

Vladimir Palmeira deixa PT após volta de Delúbio

O ex-deputado federal Vladimir Palmeira, um dos fundadores do PT, decidiu deixar o partido em protesto contra a readmissão do ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. Palmeira, que atuou no movimento estudantil durante a ditadura militar, disse que se sentiu “logrado” pela executiva nacional petista, que havia expulsado Delúbio Soares por seu envolvimento no escândalo do Mensalão, mas aceitou seu retorno à sigla. Palmeira foi deputado federal constituinte e deputado federal, chegando a ser líder do PT na Câmara. Em 2006, candidatou-se ao governo do Rio de Janeiro e ficou em quarto lugar. No ano passado, disputou vaga de deputado federal, mas não se elegeu.

Passagens de ônibus 5% mais caras

A Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou o reajuste para as tarifas de ônibus interestaduais e internacionais. A resolução foi publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira. O aumento, de cerca de 5%, começou a valer a partir do dia 1º de julho, ontem, em viagens acima de 75km.

 

Comissão aprova fim das coligações nas eleições proporcionais

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira, por 14 votos a 6, o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. A PEC (proposta de emenda constitucional) aprovada pelos senadores proíbe os partidos políticos de formar coligações nas eleições para a Câmara dos Deputados, Assembleias e Câmaras de Vereadores. Ficam mantidas as coligações somente nas eleições majoritárias (presidente da República, governos estaduais, municipais e Senado). A proposta, que integra a reforma política em tramitação no Senado, segue para votação no plenário da Casa. Depois de aprovados no Senado, os projetos que integram a reforma política ainda precisam tramitar pela Câmara. Propostas da reforma política já aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (que ainda precisam passar pelo plenário do Senado): 1) Unificação das eleições gerais e municipais, que atualmente ocorrem em períodos diferentes; 2) Mudança na data da posse do presidente da República, governadores e prefeitos; posses dos prefeitos no dia 5 de janeiro, dos governadores no dia 10 de janeiro e do presidente da República no dia 15 de janeiro; 3) Projeto que proíbe a transferência de domicílio eleitoral por prefeitos e vice-prefeitos durante o exercício do mandato (o texto é terminativo na comissão e segue para análise da Câmara); 4) Fim da figura do segundo suplente de senador e a proibição de que o primeiro suplente tenha relação de parentesco até segundo grau com o titular da vaga; 5) Manutenção da reeleição, com mandatos de quatro anos para os cargos eletivos.

 

Material derivado do cimento é usado em canal dentário

Um produto derivado do cimento usado na construção civil mostrou-se eficiente em área bem mais delicada: o tratamento de canal dentário. Os resultados iniciais mostram que ele é mais resistente, mais barato, causa menos inflamação e mancha menos o dente do que o produto disponível no mercado. A pesquisa, coordenada pela USP de Ribeirão Preto, foi publicada na revista "Journal of Endodontics". Os pesquisadores testaram o EndoBinder, material desenvolvido e patenteado pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), que já mostrou potencial como adesivo para ossos fraturados. O produto, que está licenciado para uma empresa privada, ainda aguarda aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para estar no mercado.