Observatório - Não precisa apelar, senador

“[...] mas transformai-vos pela renovação da vossa mente [...]”. Rm 12.2b

Não precisa apelar, senador
Em comício na cidade de Viçosa, o senador Tasso Jereissati (PSDB), candidato à reeleição, fez inflamado discurso atacando a ação do Polícia Rodoviária Estadual - PRE na fiscalização de motos. O ato pegou mal, uma vez que a PRE apenas cumpre seu papel na fiscalização sobre o transporte que mais apresenta situação irregular, além de também estar associado ao crime no transporte de drogas, pilotadas por matadores de aluguel e por também liderar o índice de roubos e de violência causado por assaltos e/ou acidentes. Fazer vistas grossas sobre a fiscalização é no mínimo permitir que o crime e a criminalidade sejam aturados. A campanha eleitoral tem função de debates e de propostas. Não de explícita demagogia ou discurso de ocasião para agradar eleitores.

Nas ruas

Dos candidatos que disputarão corpo a corpo os votos dos iguatuenses, Mirian Sobreira (PSB) foi a que saiu na frente com divulgação e estrutura de campanha. Pelo até aqui apresentado, Mirian mostra que não será apenas mais uma candidata, ela quer mesmo chegar ao parlamento estadual. Edilmo Costa (PR) timidamente já colocou carros de som nas ruas. Hoje ele lança oficialmente sua candidatura ao lado do candidato a governador Lúcio Alcântara (PR) no CRI. Jocélio Viana (PHS) sonha com a câmara federal, mas ainda não acordou para a campanha. Quem ainda não deu o ar da graça foi Zezinho Albuquerque (PSB), apoiado pelo prefeito Agenor Neto (PMDB).

Número de celulares supera 185 milhões no Brasil

O número de celulares habilitados no Brasil superou 185 milhões em junho, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgados nesta quinta-feira. Apenas em junho foram mais de 1,424 milhão de habilitações, representando um crescimento de 0,78% em relação a maio. Com isso, os acessos móveis somam 185,135 milhões e densidade de 95,92 acessos por 100 habitantes (crescimento de 0,69% sobre o mês anterior). Considerando os dados do primeiro semestre, a Anatel registrou 11,175 milhões de novas habilitações, o segundo melhor resultado para o período. O recorde ocorreu em 2008, com 12,188 milhões de novas habilitações. Do total de acessos, 82,32% são pré-pagos e 17,68%, pós-pagos.

Brasil tem 56% de escolas conectadas à internet
O Brasil tem pouco mais da metade das escolas conectadas à internet, segundo dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações. As informações foram compiladas a partir de números enviados pelos próprios países à entidade. No caso do Brasil, a responsável pelo envio foi a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Enquanto o País mantém 56% das escolas com acesso à rede, no Chile a cobertura de escolas chega a 75% (das quais 67% mantêm conexão banda larga. De acordo com os dados, dentro da América Latina, apenas o Uruguai mantém 100% de cobertura de internet banda larga nas escolas. Além do Uruguai, Jordânia (80%), Ilhas Maurício (85%) e Lituânia (69%) superam o Brasil nesse quesito. A maioria dos países desenvolvidos têm 100% de cobertura.

Estranho no ninho
O médico Nilson Diniz, ex-prefeito de Cedro, um dos primeiros nomes filiados ao PSDB, declarou esta semana que não votará em Marcos Cals (PSDB) para governador. Embora há mais de 20 anos tenha engrossado as fileiras de líderes do PSDB, partido ao qual permanece filiado desde a sua fundação. Declaro-se, portanto, eleitor do governador e candidato à reeleição, Cid Gomes, do PSB.