Observatório - Na coletiva do prefeito

Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem perpétuo fundamento.”
Provérbios 10.25

 

Lamentável

A declaração do governador Cid Gomes é inoportuna, descabida e tresloucada. Se os funcionários públicos tivessem um pouco só de amor próprio, já teriam convocado greve geral. Hoje são os professores, amanhã serão os policiais, os médicos, enfermeiros, fazendários, etc, que serão desmoralizados, desmerecidos e chacoteados por Cid.

Educação não é prioridade

Resultado desastroso da Prova ABC comprova descaso com a educação, que não é prioridade de nenhum governo. Os resultados da Prova ABC, exame inédito aplicado aos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, mostra que 57,2% dos alunos não conseguem sequer resolver problemas básicos de matemática, como soma ou subtração. No aprendizado, o aproveitamento das crianças foi de 43,9% nas escolas públicas e de 82,4% nas particulares. A Prova ABC, ou Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, foi realizada pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Cesgranrio e o Instituto Paulo Montenegro/Ibope. Em matemática, a média nacional de alunos do terceiro ano (2ª série) que aprenderam o esperado foi de 42,8%, o que significa que 57,2% não sabem o mínimo adequado para este período do aprendizado. No Teste de leitura, 43,9% não aprenderam o suficiente. Em escrita, 46,6% não tiveram o aprendizado adequado. A educação brasileira foi novamente reprovada. Uma nova avaliação sobre desempenho de alunos do 3º ano do ensino fundamental (antiga 2ª série) mostrou que metade das crianças brasileiras não aprende o conteúdo esperado para esta fase da escolarização. Os resultados, infelizmente, decepcionam: cerca de 44% dos alunos não têm os conhecimentos mínimos necessários em leitura; 47% não atingem as expectativas de aprendizado em escrita e 57%, em matemática. No quesito leitura, a nota média do país foi 186. Um alerta para problemas futuros: uma criança com baixo desempenho aos 8 anos dificilmente chegará bem ao ensino médio, quando sua formação com vistas ao mercado de trabalho intensifica-se.

 

Na coletiva

O prefeito Agenor Neto reuniu assessores e concedeu mais uma entrevista coletiva, desta vez no abrigo metálico, tradicional reduto de conversas e cafezinho. Ao responder as perguntas, Agenor desconversou sobre quem vai ser o candidato que terá seu apoio em 2012, adiando a discussão para abril ou maio do ano vindouro. Com fôlego, anunciou mais obras, projetos, inaugurações e convocou a população a cobrar dos candidatos que ele apoiou ao senado e ao legislativo estadual e federal o cumprimento das promessas feitas na campanha passada. O contato direto do prefeito com a imprensa e a população é de fundamental importância para prestar contas e manter a sociedade informada sobre as ações desenvolvidas pelo executivo. Este colunista não esteve presente, como das outras vezes, porque não foi comunicado pela assessoria/organização da entrevista. Gostaria de ter participado para fazer apenas duas perguntas. Fica para outra oportunidade.