“Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.” Lucas 22.41-42
Da série ‘Buracos’
Na Rua Santos Dumont, a dez metros da sede da Câmara Municipal, existe buraco criado após serviço executado pelo SAAE há mais de um ano. Até hoje, não foi feita intervenção e o buraco está lá, incomodando e danificando carros e motos.
Mudança de nome do O Morenão
O Ministério Público local determinou o cumprimento da Constituição Federal que proíbe nome de pessoas vivas denominando logradouro público. A Câmara já estuda mudar nome de ruas, avenidas e do estádio O Morenão. A turma da bajulação tomou a frente no legislativo para mudar nomenclatura de ‘O Morenão’ para ‘O Agenorzão’, referência a Agenor Gomes de Araújo, médico e ex-prefeito de Iguatu, que empresta seu nome à Casa de Saúde e à quadra de esportes local. A lei deve ser cumprida, mas sem excesso por parte dos vereadores que querem agradar ao príncipe e ao rei. O papel de bobo da corte não cabe a nenhum vereador. Agenor Araújo é merecedor de muitas homenagens. Agora mudar um nome que empresta identidade ao estádio municipal há mais de vinte anos é imprimir golpe nos costumes e na cultura.
Nome de fantasia
Como o ex-prefeito e ex-deputado estadual João Elmo Moreno está vivo, o seu nome deve ser retirado do estádio. Todavia, o nome oficial pode ser mudado sem que mude o nome popular, a alcunha dada pelo povo, pela tradição. O estádio Maracanã tem nome oficial de estádio jornalista Mário Filho; o Mineirão, governador Magalhães Pinto; a famosa Vila Belmiro, Urbano Caldeira; o Beira-Rio, José Pinheiro Borda. Portanto deem ao ‘O Morenão’ o nome oficial que quiserem. Que o popular seja o que o tornou conhecido desde que foi inaugurado.
Memória e História
A fotógrafa iguatuense Gardevânia Farias convida para o lançamento do livro “O Conciso Inventário do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Iguatu”. A obra traz fotos históricas do município, além de descrição da cidade que hoje nem existe mais devido à mudança sofrida por reformas e construções. A talentosa Gardevânia colocou no livro todo o esforço para resgatar a nossa história. Vale a pena conferir e adquirir a obra. No próximo dia 24 de novembro, às 20h, no Sesc de Iguatu. Imperdível.
Tolerância do Zona Azul
O prefeito Agenor Neto (PMDB) enviou à Câmara Municipal projeto que altera o tempo máximo de tolerância sem cobrança para automóveis no estacionamento rotativo Zona Azul. Hoje a cobrança de R$ 1,00 (um real) é feita após 30 minutos. A proposta é diminuir a tolerância para 10 minutos.
Enade: Enfermagem da URCA
O Ministério da Educação avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, as três áreas do conhecimento com maior número de cursos avaliados em 2010 foram enfermagem, com 728 cursos, fisioterapia (477) e farmácia (389). O curso de Enfermagem da Urca - Universidade Regional do Cariri foi avaliado como o melhor do Ceará e o quarto do Nordeste. Alunos da Urca/Iguatu fizeram o Enade em 2010.