Observatório - Mais eleições na Urca

“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” João 13.35

 

Eleições 2012 em Iguatu

Repercutiu comentário aqui publicado na semana passada sobre os possíveis candidatos a prefeito de Iguatu em 2012. A indefinição do nome que será apoiado pelo prefeito Agenor Neto e a definição da candidata da oposição Mirian Sobreira viraram assunto em toda a cidade. Também chamou atenção a possibilidade de o ex-prefeito Edilmo Costa compor a chapa da oposição com a vaga de vice-prefeito. Por lapso, não foi incluso na lista dos prováveis candidatos da situação o nome do presidente da Câmara de Vereadores, Ednaldo Lavor. Aliado e homem de confiança do prefeito, Ednaldo também corre a fim de ser o escolhido para a disputa pelo executivo local.

De mulher pra mulher

Caso os nomes dos pretensos candidatos da situação não agradem aos eleitores, o grupo do prefeito Agenor Neto dispõe de dois nomes femininos que podem entrar na luta para encabeçar a chapa em 2012: Célia Freitas - super-secretária – ocupante da Secretaria de Gestão, e Benildes Uchoa, secretária de Educação. Como Mirian Sobreira já admitiu a candidatura, Célia ou Benildes na eleição faria uma disputa de mulher pra mulher.

 

Eleições 2012 em Quixelô

No vizinho município de Quixelô, também fervem os bastidores e os boatos sobre quem serão os candidatos a prefeito em 2012. O prefeito Gilson de Sousa aguarda definição da Ficha Limpa, uma vez que renunciou ao cargo de vice-prefeito, com o ex-prefeito José Ilo. Marconi Matos, que já esteve por duas vezes à frente do executivo daquela cidade, e Elpídio Cavalcante, ex-prefeito de Iguatu, também já começaram articulação para concorrerem ao cargo de prefeito por lá.

 

Mais eleições na Urca

A reitora Otonite Cortez deve determinar que as coordenações dos cursos da Urca em Iguatu sejam eleitas pelos respectivos professores. O clima não é dos melhores, visto que há quem apostava que porque trabalhar na campanha fosse, imediatamente, nomeado(a). No curso de Bacharelado em Direito, Dra. Risomar Fialho tenta ser eleita. Ela tem simpatia dos alunos que fazem campanha com faixas e usam também as redes sociais para divulgar apoio à professora.  O seu possível concorrente é o atual coordenador adjunto, Dr. Marcelo Bezerra. Observador assíduo desta coluna, Dr. Marcelo ganhou Prêmio de 1º Lugar no III Congresso Nacional de Direito do Consumidor. Ele tem artigo publicado em Revista Jurídica de âmbito nacional, além de larga experiência em ensino, além de ter passado por diversos cargos públicos, inclusive no ano passado respondeu pela Procuradoria Geral de Iguatu. No curso de Bacharelado de Enfermagem, a atual coordenadora Eduarda Rodrigues disputará com R. Tavares. Na Economia, a professora Aparecida será homologada pelos seus pares. Em Educação Física, o professor Juciel aguarda seu concorrente.

 

Maioria dos brasileiros é contra união gay, diz pesquisa do Ibope

Uma pesquisa do Ibope Inteligência mostrou que 55% dos brasileiros são contrários à decisão do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a união estável para casais do mesmo sexo. As mulheres são as que menos se incomodam com o tema, seguido dos mais jovens, dos mais escolarizados e das classes mais altas. A maior resistência sobre o assunto foi registrada entre a população do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, com 60% contrários à união gay. No Sudeste, o índice cai para 51%. Veja pesquisa completa em: http://www.ibope.com.br/download/casamentogay.pdf.