“Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.”
Provérbio 16.25
Melodrama em cinco atos
1º ATO: Quinta-feira, 05 de maio, Câmara Municipal de Iguatu. Apresentação do Projeto de Lei 020/2011, enviado pelo Poder Executivo. Oposição denuncia tentativa de privatização do SAAE. 2º ATO: Imprensa repercute durante toda a semana denúncia da oposição. 3º ATO: Prefeito e aliados ocupam espaço na imprensa para desmentir oposição. 4º ATO: Quinta-feira, 12 de maio, Câmara Municipal. Diretor e advogado do SAAE, representante do Sindiágua, vereadores, público. Em discussão o Artigo 21, pivô da polêmica da privatização. Acusações, ironias, desdém, jogo de cena. Situação: não existe nenhuma possibilidade de privatização do SAAE. Oposição: insistência de que o Artigo 21 vai privatizar o SAAE. 5º ATO: Cenas do próximo capítulo. Terça-feira, 17 de maio, Câmara Municipal.
Em busca da verdade
Vereador Jarim, em pronunciamento na sessão de quinta, 12, convocou população a se fazer presente na sede do Poder Legislativo a fim de conhecer e ouvir a verdade sobre os fatos e debates da política iguatuense. Jarim disse que ouvir apenas a rádio Liberdade ou a Jornal Centro-Sul, faz com que o cidadão só veja um lado (situação/oposição) dos fatos e assuntos discutidos na política iguatuense.
À vontade
O vereador Bandeira Júnior assumiu vaga no legislativo mirim e se mostra como um veterano nos debates e nos pronunciamentos. Ardoroso defensor da administração municipal, Bandeira demonstra que quer retribuir ao prefeito Agenor Neto a oportunidade dada, além de se firmar como voz altiva dos aliados do gestor. Possuidor de boa fluência verbal, Bandeira usa também o lado emocional para provocar e desestabilizar os opositores do executivo na Câmara. Nem parece estreante no parlamento.
Enem 2011 deve ser nos dias 22 e 23 de outubro
O Enem 2011/2012 deverá ser aplicado nos dias 22 e 23 de outubro deste ano. O Ministério da Educação estuda ainda a possibilidade de novas provas em maio do ano que vem. A partir destes exames, o MEC deve adotar o sistema de dois exames por ano. A oficialização das datas deve ser divulgada na próxima semana.
Emprego na indústria: 14ª alta seguida
Após avançar 0,5% em fevereiro, o emprego industrial ficou estável em março, na comparação livre de influências sazonais com o mês anterior. Já na comparação com o mesmo mês em 2010, o indicador registrou expansão de 2,2%, a 14ª taxa positiva seguida, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No acumulado em 12 meses, o emprego na indústria subiu 3,9%. De janeiro a março, o índice teve alta de 2,6% no confronto com igual intervalo em 2010.
Justiça cega, e surda?
Na novela da troca de acusações da política local, o prefeito Agenor Neto se vale dos microfones de sua emissora de rádio para acusar o ex-deputado Marcelo Sobreira e esposa Mirian Sobreira de conjurarem contra sua administração, responsabilizando-os pelos entraves enfrentados nas obras e projetos da cidade. Estes são alcunhados por Agenor como o “casal do mal”. Marcelo Sobreira usa os microfones da rádio que ora está em seu poder para acusar o prefeito Agenor Neto de corrupto, denominando-o como o “prefeitão do lixão”, numa referência a denúncias de suposto desvio de recursos na obra do aterro sanitário. A justiça local não se manifesta. O microfones viraram ringue de luta, cujos roundes não têm limite nem fim. A justiça local não se manifesta. Que ela é cega já sabemos. Agora surda também parece.