Observatório - Jornal A Praça

 

Decisão acertada

Prefeito Aderilo acertou em evitar despesas com o carnaval

A decisão da Prefeitura de Iguatu de não patrocinar festa de carnaval com dinheiro público foi sensata e acertada. O prefeito Aderilo Alcântara demonstra que administra com seriedade e tem compromisso social com as obras, os projetos e com a busca de investimentos para o desenvolvimento da cidade. Todos os municípios brasileiros enfrentam sérias dificuldades financeiras, de custeio, de baixa arrecadação e de menos transferência de verbas dos Estados e da União. Portanto não seria prudente e decente gastar milhares de reais quando parte da população tem carência financeira e os cofres públicos estão cada vez mais vazios.

 

Responsabilidade

Defendemos que a iniciativa privada realize a festa carnavalesca. Há algum tempo, os bailes eram realizados nos clubes, salões, de forma privada. Quem quisesse participar, comprava ingresso, levava família, amigos. Por que hoje a promoção deve ser de responsabilidade do poder público? O segmento que lucra com a festa (bebidas, hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, comércio de roupas, fantasias etc) deve se articular e investir na promoção do evento. As prefeituras devem manter os espaços limpos, proteger o patrimônio público; os estados devem garantir a segurança, além de serviços essências de transporte e de saúde à disposição dos foliões.

 

Imposto de Renda 2014 já pode ser enviado

A Receita Federal espera receber 27 milhões de declarações. Estão obrigadas a declarar as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013. O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano passado. Os programas para preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda 2014 estão disponíveis no www.receita.fazenda.gov.br. A novidade é que a partir de agora a declaração também poderá ser feita por smartphones e tablets, por meio do aplicativo m-IRPF. Este ano, os cerca de um milhão de contribuintes brasileiros com Certificação Digital já podem utilizar a Declaração Pré-preenchida, disponível na página da Receita, na área do e-CAC. O preenchimento automático vale para declarações no modelo simplificado e completo. A promessa é de aumento na proteção dos dados e agilidade ao processo. O prazo para declaração encerra em 30 de abril e não será prorrogado.

 

Iguatu ou Orós?

O jornalista Roberto Moreira, em seu blog, no Diário do Nordeste, publicou declaração de Evaldo Gouveia dada ao produtor cultural Ulisses Gaspar que contraria o orgulho local de que o famoso cantor e compositor nasceu em Iguatu. De repente, Evaldo resolveu dizer que nasceu no Orós e não aqui. “Nasci em Orós, no ano de 1928, em frente à casa do Fagner, no Orós. Meu pai era um cabo da polícia. Sempre estivemos ligados ao Iguatu, cantava lá nas rodas com músicos”, afirmou Evaldo Gouveia.

 

08 de março

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade de Nova Iorque, fizeram uma greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). A data não é para apenas comemorar. O objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual, o esforço para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.