Observatório - Jornal A Praça

“Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros”.

1 João 3:11

Desafio

O ex-prefeito Agenor Neto (PMDB) lançou desafio à deputada estadual Mirian Sobreira (PROS). Agenor quer debater em praça pública sobre os esforços e a luta para ampliação da oferta dos cursos de ensino superior em Iguatu. O fato despertou na cidade uma certa expectativa de que o desafio se concretize. Alguns já até fazem apostas se a deputada vai ou não aceitar ficar frente a frente com o ex-prefeito. Taí uma boa oportunidade para a sociedade e a mídia saberem quem é tem planos, projetos e compromisso com a educação de ensino superior.

 

 

FIEC em Iguatu

Na sexta-feira, 21, Iguatu recebeu comitiva da FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará. O hotel Diocesano foi o local escolhido para apresentação de prospectos e perspectivas de futuro de investimentos em inovação e tecnologia. O presidente da FIEC, Roberto Macedo, elogiou a administração local e ressaltou que Iguatu está nos planos de expansão das atividades do órgão. O prefeito Aderilo reforçou o desejo de que a cidade possa ser beneficiada com a implantação de unidade do SENAI, a fim de qualificar a mão de obra para indústrias.

 

Direitos dos consumidores de telecomunicações

Foi aprovado o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços Telecomunicações (RGC), que aumenta a transparência nas relações de consumo e amplia os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura. Entre as principais inovações, a solicitação de cancelamento automático de serviços, o retorno de ligações ao consumidor pelos call centers, mais facilidade para contestar cobranças, validade mínima de 30 dias para crédito de celular pré-pago, promoções válidas para novos e antigos assinantes e o acesso a protocolos e gravações do atendimento pela internet.

 

1.500 enfermeiros e dentistas no interior do país

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira, 21, a relação de profissionais selecionados no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Ao todo, 1.000 enfermeiros e 525 cirurgiões-dentistas vão atuar por um ano na atenção básica nas regiões mais carentes do país, como no interior e nas periferias dos grandes centros. A região que concentrará o maior número de profissionais é o Nordeste. A previsão é que os profissionais comecem a trabalhar a partir de março.

 

70 mil vagas para curso sobre prevenção do uso de drogas

Estão abertas as inscrições para 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. São 70 mil vagas para professores de 16 estados do Brasil e do Distrito Federal. O curso é gratuito e as vagas são para professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas. A capacitação faz parte do Programa 'Crack, É Possível Vencer'.

 

Professores ensinarão noções de saúde com ajuda do futebol

Estudantes de escolas públicas da educação básica das cidades-sede da Copa do Mundo participam, de 24 de fevereiro a 30 de maio, do Fifa 11 pela Saúde, programa que pretende ensinar às crianças a importância da saúde, usando temas do futebol. Em 11 cidades-sede participam 3,1 mil alunos. O programa usa números e temas do futebol para ensinar prevenção e cuidados com a saúde.