Observatório - Iguatu ganha sinalização de orientação turística

“Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.”
João 6.35

Iguatu ganha sinalização de orientação turística
Serão implantadas 38 placas que orientarão os turistas e população de modo em geral sobre os pontos turísticos e outros indicativos. O “Projeto de Sinalização de Orientação Turística e Indicativa” é desenvolvido pelo DETRAN/CE para ser implantado em todas as cidades localizadas em áreas turísticas do Estado. Há duas semanas, equipe do Detran faz localização, escavação e implantação dos braços cônicos onde serão afixadas as placas de sinalização, de acordo com o projeto, que é uma parceria com os municípios.
As placas de sinalização orientarão turistas e condutores em geral sobre as rodovias de saída da cidade, além das vias principais e sentido único de circulação da cidade.

Acesso à água no Semiárido será ampliado
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já construiu, desde 2003, 320 mil cisternas no Semiárido para atender às famílias que precisam de água para o consumo. Dando continuidade a esse trabalho, a ministra Márcia Lopes anunciou, na quinta-feira (2), em Salvador (BA), novos recursos para aumentar o número de famílias atendidas e lançou o Prêmio Mandacaru e o curso de educação a distância de Cisternas. Para a construção de 12.978 novas cisternas, serão investidos R$ 50 milhões, com recursos da cooperação entre a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o governo brasileiro, com o apoio do Instituto Ambiental Brasil Sustentável. Os recursos garantem a implantação de 11.165 cisternas domiciliares, 1.080 cisternas para a produção de alimentos e 733 cisternas em escolas públicas.

UFC tem autonomia revalidação de diploma estrangeiro
A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, que a Universidade Federal do Ceará (UFC) fosse obrigada a concluir de imediato a análise documental e julgamento de pedidos de revalidação de diplomas de Medicina obtidos em universidades estrangeiras. Graduados em Medicina que estudaram em universidades estrangeiras alegaram que o art. 8º da Resolução nº 01/2002, do Conselho Nacional da Educação prevê o prazo de seis meses para apreciação da documentação. De acordo com os estudantes, esse prazo não estaria sendo cumprido, já que a entrega da documentação havia sido feita há mais de vinte meses. A Procuradoria Federal no estado do Ceará, que defendeu a UFC no caso, argumentou que é razoável o descumprimento do prazo de seis meses, já que a Universidade recebeu 714 inscrições para a revalidação de diploma no curso de Medicina. Além disso, sustentou que a Instituição estaria autorizada pela Constituição Federal e pela norma do Conselho Nacional de Educação a definir, de acordo com sua autonomia, normas para implementar o processo de revalidação de diplomas estrangeiros. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) acolheu os argumentos da PF/CE e negou provimento a apelação dos estudantes. A PF/CE é unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

01 em cada 04 brasileiros não confia nas polícias
Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que aproximadamente um quarto dos brasileiros não confiam nas polícias militar ou civil. De acordo com a pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), 27,7% dos entrevistados dizem não confiar na Polícia Militar (PM), enquanto 43% confiam pouco, 25,1% confiam e 4,2% confiam muito. Quanto à Polícia Civil, 25,9% dos entrevistados dizem não confiar; 44% afirmam que confiam pouco; 26,1% dizem apenas confiar; e 4% afirmam que confiam muito. A pesquisa indica ainda que 13% dos entrevistados confiam muito na Polícia Federal, enquanto 35,9% apenas confiam, 33,6% confiam pouco e 17,5% não confiam. Nas cidades que contam com Guarda Municipal, 4,4% dos entrevistados confiam muito na instituição; 25% apenas confiam; 38,7% confiam pouco; e 31,9% não confiam.