Observatório - Eleições 2012 – prefeituráveis

 

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” Lucas 19.10

 

Congresso da ACEJI em Iguatu

No próximo sábado, 03, Iguatu sediará o Congresso dos Jornalistas do Interior, promovido pela ACEJI – Associação Cearense de Jornalistas do Interior. O evento servirá para discutir a imprensa local, regional e estadual. Na pauta também a possibilidade de implantação de curso de Comunicação Social em Iguatu/Região para beneficiar os inúmeros profissionais que atuam na imprensa.

 

 

Eleições 2012 – prefeituráveis

Além dos aqui já apresentados, devem concorrer à prefeitura de Iguatu em 2012 os candidatos Jocélio Viana (PSDB), Chico Neto ou Erando Alves (PTN). Confirmado até aqui só Mirian Sobreira (PSB). Na situação a disputa pela preferência do prefeito Agenor Neto (PMDB) envolve João Alencar e Aderilo Alcântara (PRB). Aderilo parece neste momento levar vantagem, visto sua exposição na mídia e bom trânsito no meio social e político. A escolha da CDL para representante público do troféu Telha de Ouro, entregue ontem, também deu injeção nas pretensões de Aderilo.

 

Por falar em Mirian

Na quarta-feira, 23, a deputada estadual Mirian Sobreira (PSB) circulou por São Paulo. No roteiro, encontro com Duda Mendonça, publicitário de Lula, Dilma e Luizianne Lins (PT). Não se sabe se a negócios ou contato para tocar campanha ao executivo local em 2012.

 

Tolerância do Zona Azul

O prefeito Agenor Neto (PMDB) enviou à Câmara Municipal projeto que altera o tempo máximo de tolerância sem cobrança para automóveis no estacionamento rotativo Zona Azul. Hoje a cobrança de R$ 1,00 (um real) é feita após 30 minutos. A proposta é diminuir a tolerância para 10 minutos.

 

Brasil terá mais de 518 mil novos casos de câncer em 2012

O Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) estima que o Brasil terá 518.510 novos casos de câncer em 2012. Isso equivale a 59 novos registros por hora ou 1.416 por dia. A projeção, divulgada na quinta-feira, 24, é feita com base em dados sobre as mortes pela doença, organizados pelo Ministério da Saúde, e de 19 centros que mantêm registro das ocorrências de tumores nas cidades em que estão localizados. A partir dessas informações, é estimado o total de casos no País. Na última estimativa, de 2010, o total de novos casos previstos era de 489.270. O Inca diz, porém, que por causa de mudanças na metodologia não é possível comparar os dados. Apesar disso, o coordenador de ações estratégicas do instituto, Cláudio Noronha, afirma que a tendência é de aumento na incidência da maior parte dos tumores, já que a população brasileira passa por processo de envelhecimento. Nos homens, os tipos de câncer mais comuns são o de próstata (com 60.180 casos novos estimados para 2012), traqueia, brônquio e pulmão (17.210) e cólon e reto (14.180). Nas mulheres, a lista começa com câncer de mama (52.680), colo do útero (17.540) e cólon e reto (15.960). O ranking não inclui os tumores de pele não melanoma, que somam mais de 130 mil casos, mas têm baixa letalidade.

 

Menos um buraco

Após denúncia neste Observatório na edição passada, equipe da Secretaria de Infraestrutura interveio e reparou o buraco da Rua Santos Dummont.