Observatório - Eleições 2012: Marnewton Pinheiro: o noivo

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.3

 

Buracos e mais buracos


Na semana passada, aqui neste Observatório, fizemos uma descrição dos locais onde há buracos nas ruas de Iguatu. Uma semana depois, nenhuma providência foi tomada. Os buracos continuam lá, sem serem incomodados, mas incomodando muita gente. Na foto, trecho da rua Evaldo Gouveia, no Bugi. Sem calçamento, sem nenhuma infraestrutura, uma cratera atrapalha e impede o trânsito de quem por ali trafega. O maior descaso: há oito dias um carroceiro jogou entulho na referida rua e ninguém da prefeitura foi lá ao menos ver, apesar das ligações de moradores pedindo providências.


Ausência

Segundo analistas, a administração municipal paralisa quando o prefeito Agenor Neto está fora de Iguatu. A agenda intensa dos últimos dias tem afastado o prefeito do contato mais próximo das pessoas e também dos problemas locais. Os assessores parece que relaxam ou realmente não têm interesse em atender à população. Populares dizem que quando José Ilo também não está na cidade, os problemas se acumulam. O pai do prefeito é conhecido por andar pelas ruas da cidade fiscalizando os serviços e cobrando dos funcionários da prefeitura que trabalhem para satisfazer as carências da população.

 

Quem merece ser reeleito?

O site Iguatu.Net fez enquete na sua home com a seguinte pergunta: “Dos atuais vereadores, quem merece ser reeleito?” Foram 1.521 votos em apenas cinco dias de votação. O resultado foi divulgado durante a semana. Os cinco primeiros foram Ednaldo Lavor, 353 votos; Aderilo Filho, 290 votos; João Lázaro; Ronald Bezerra e Bandeira Júnior, todos da situação. Na oposição, João Inácio apareceu com 71 votos.

 

Salto de Aderilo

A escolha do vereador Aderilo Alcântara como ‘Representante Público’ para receber o Troféu Telha de Ouro 2011 vai influenciar, sem dúvida, na escolha do candidato da situação para a prefeitura em 2012. Apesar de declarar que só fala em sucessão a partir de maio ou junho de 2012, o prefeito Agenor Neto dificilmente conseguirá manter a pauta de sua sucessão longe das discussões. Aderilo ganha força e imprime ritmo à pré-campanha ao executivo local.

 

Marnewton Pinheiro: o noivo

O médico Marnewton Pinheiro, filiado ao PT local, tem sido lembrado para compor chapa de disputa para a prefeitura de Iguatu em 2012. A militância petista até defende que ele seja candidato da terceira via. Também há conversas e convites para compor chapa da situação ou da oposição. Jovem, competente e empreendedor, Marnewton analisa as propostas e vive dilema: ser candidato pelo PT ou aceitar ser vice do grupo de Agenor Neto ou de Mirian Sobreira?