Observatório do Jornal A Praça: Eleições 2014, Candidatos?, Eunício lidera pesquisa, segundo IBOPE, Espontânea, Pluviometria em Iguatu

Eleições 2014

Acabou o mistério: Cid permanece no cargo de governador. Com o fim do prazo para desincompatibilização dos cargos públicos com vistas às eleições de outubro próximo marcado para o dia de ontem, 04 de abril, o cenário político começa a se definir. O Ceará tem chamado atenção da mídia nacional, pois envolve interesses e pode funcionar como termômetro da política de alianças que envolve PT, PMDB e PROS. Cid no governo descarta candidatura de seu irmão Ciro. Eunício já disse que não abre mão de disputar o executivo estadual, mesmo sem apoio dos Ferreira Gomes. O PT aprovou o nome do deputado José Guimarães para encabeçar a chapa na luta pelo senado. Os petistas também já avisaram que só compõem aliança se o partido indicar candidato ao governo ou ao senado. Vice, nem pensar.

 

Candidatos?

Alguns nomes postos à mesa deixaram seus cargos. Izolda Cela (PROS), ex-secretária de Educação, é um dos cinco nomes do partido que, segundo Cid, pode encabeçar a chapa majoritária ao governo. Por aqui, Agenor Neto (PMDB) pediu exoneração do cargo de presidente do Conselho Gestor do município para se candidatar à Assembleia Legislativa. Agenor tem plena convicção de que quer ser deputado estadual, ainda que seu nome seja citado nas especulações de composição de chapa ao governo e ao senado. Determinado, o ex-prefeito iguatuense tem metas e planos traçados para o futuro. Por enquanto, seu foco é mesmo chegar à AL com expressiva votação.

 

Eunício lidera pesquisa, segundo IBOPE

Primeira pesquisa Ibope sobre a eleição do Ceará neste ano dá vitória folgada a Eunício Oliveira (PMDB) em todos os cenários averiguados. O levantamento, encomendado pelo PMDB em Alagoas, Ceará e Amazonas, foi divulgado na manhã da quarta-feira, 2. Assim como na pesquisa Vox Populi/CNT revelada mês passado, Eunício venceria no 1º turno em todas as previsões feitas. Entre outros candidatos, apenas Luizianne Lins (PT) consegue passar dos 10% contra o peemedebista. Em cenário com a ex-prefeita, Eunício ficaria 39% e a petista com 11%, com Ailton Lopes (Psol) e Nicolle Barbosa (PSB) aparecendo logo após, com 3% cada. Outros cenários, sobretudo com candidatos do grupo político de Cid Gomes (Pros), dão vitória mais folgada ao peemedebista. O presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque (Pros), por exemplo, pontua apenas 4% contra Eunício. Quem aparece melhor entre Cidistas é Mauro Filho (Pros), que termina com 9% dos votos contra o peemedebista. O vice-governador Domingos Filho (Pros) fica com 5%.

 

Espontânea

Na pesquisa espontânea, onde não são elencados possíveis candidatos ao pesquisado, nova vitória de Eunício: o senador é o único que sai da marca dos 0%, atingindo 3% das menções. 80% dos entrevistados não souberam opinar. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de março deste ano, ouvindo 812 cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) como CE-00002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00059/2014.

 

Pluviometria

Março foi marcado pela inconstância das chuvas em Iguatu. Na primeira quinzena só não houve registro de pluviosidade em apenas quatro dias; já na segunda, o quadro se inverteu, com precipitações em somente cinco dias. Analisando os boletins diários da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), vemos que choveu 387 milímetros no município no mês. Sendo 256 mm entre o dia 1º e 15, e 131 mm (quase a metade) nos 15 dias restantes.