Observatório - Coisas da política

“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta [...] a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”
Tiago 1.27

Coisas da política


O fato político que marcou a semana foi a visita do deputado federal Ciro Gomes (PSB) ao deputado licenciado José Ilo (PSDB). Os dois iniciaram a vida política na mesma época, foram aliados, amigos e tornaram-se inimigos, adversários, trocaram insultos e tudo o mais. Porém, a dinamicidade política existe para não surpreender quem tem o mínimo de conhecimento sobre o comportamento dos homens públicos. Ciro disse que a visita foi de cortesia para selar a amizade que ficou abalada por questões partidárias. Além de agradar e desagradar aliados e adversários e vice-versa, o ato de Ciro deve ser tomado como um gesto nobre, uma vez que pela importância que ocupou e ocupa no cenário político brasileiro é no mínimo inusitado deslocar-se à casa de adversário para desfazer intriga. Se a moda pega...

DDD mais barato
Está sob consulta pública uma proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para revisar as regras para a definição de áreas locais (regiões que mantêm o mesmo prefixo) no serviço de telefonia fixa. A agência pretende incluir mais municípios na delimitação de área local, fazendo que as ligações entre eles sejam tarifadas como locais em vez de interurbano - ou seja, com custo mais baixo. Isso porque alguns municípios têm o mesmo DDD, mas são tarifados como ligação de longa distância. Com a mudança, o DDD continuaria o mesmo, mas as ligações passariam a ser cobradas como locais. A consulta pública fica aberta à contribuições até 17 de agosto. Para saber mais sobre a proposta, acesse o site da Anatel – www.anatel.gov.br.

Ranking dos prefeitos
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, do PSB, lidera o ranking de prefeitos em estudo do Datafolha, junto aos eleitores de sete capitais brasileiras. Como principal critério para o ranking, o Datafolha utiliza a nota média atribuída aos prefeitos, em uma escala que vai de zero a dez. A nota média de Luciano Ducci é de 6,5. O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), é o segundo melhor avaliado, com nota média de 6,3. A terceira posição é ocupada por Eduardo Paes (PDMB), do Rio de Janeiro, com 5,8. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), obteve nota 5,5. O prefeito da capital gaúcha, José Fortunatti (PDT), ficou na quinta posição entre os prefeitos avaliados, com nota média de 5,4. João da Costa (PT), prefeito de Recife, ocupa a sexta posição com nota 5,3 ao prefeito. Último no ranking dos sete prefeitos avaliados, João Henrique Carneiro (PMDB), de Salvador. Luizianne Lins (PT), prefeita de Fortaleza, não foi avaliada.

Mídia das eleições
A TV figura como a principal mídia para os eleitores se informarem sobre o pleito deste ano. A maioria dos entrevistados (65%) diz que o meio é o mais utilizado para se obter informação quando assunto é a eleição 2010. Os jornais aparecem com 12%, a internet e o rádio com 7%, cada. Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%. Ao se totalizar os três meios mais citados como fonte de informação sobre as eleições, a TV alcança 88% de menções, os jornais chegam a 54% e o rádio a 52%. As conversas com amigos e familiares crescem para 32% e superam a internet que fica com 27%.

Atrás dos votos
Os dados acima são do Datafolha. Os candidatos que fiquem atentos ao comportamento do eleitor e busquem a melhor forma de divulgar suas propostas e projetos para conquistar votos.