Observatório - Buracos e mais buracos

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.
Atos 16.31

100 anos de Júbilo
A Banda Pe Pio, da vizinha cidade de Jucás, completou no último dia 07 o seu centenário de fundação. O marco dá orgulho aos jucaenses e também a todos os admiradores da música executada pelas bandas, bandinhas e retretas (é o novo!). A banda Pe Pio é reconhecida nacionalmente pela sua qualidade e longevidade. Apesar de quase extinta na década passada, A Furiosa, resiste e alcança feito que incentiva jovens músicos e alegra veteranos. Que o exemplo seja seguido.

Buracos e mais buracos
Insistimos aqui durante duas semanas para que o órgão responsável pudesse executar obra de reparo em buraco instalado no cruzamento das ruas Nelson de Souza Alencar com São Francisco, Bairro Veneza, próximo à escola Filgueiras Lima. Não fomos atendidos. O buraco continua lá. Bem cuidado e aumentando a cada dia. Já os moradores da Rua Luzia Moreira, entre as ruas Dário Rabelo e 07 de setembro, reclamam que há um mês foi realizado ali a substituição dos canos do sistema de abastecimento de água, mas o recapeamento asfáltico ainda não foi feito. Segundo o moradores, a via ficou mais estreita, pois ônibus e caminhões estacionam para reparos em oficina ali localizada. Os buracos impedem a circulação de carros e motos, causando riscos aos que utilizam aquela rua para locomoção.

Ficha Limpa
A Câmara de Deputados aprovou nesta semana por 388 votos, o projeto conhecido como Ficha Limpa. A proposta evita as candidaturas de pessoas condenadas por decisão colegiada da Justiça por crimes de maior gravidade, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. O texto aprovado amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual o candidato ficará sem poder se candidatar. Merece todo nosso apoio.

Produção de veículos cai 14,6%
A produção de veículos no país registrou queda de 14,6% em abril após o fim do IPI reduzido, de acordo com pesquisa realizada pela Anfavea.

Inflação em alta de 0,57%
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,57% no mês de abril em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE. O índice, considerado a inflação oficial pelo governo, acumula 2,65% nos quatro primeiros meses do ano, acima da taxa de 1,72% observada no mesmo período de 2009. Segundo o IBGE, o reajuste dos remédios, o aumento da alíquota do IPI sobre carros e a entrada no mercado dos novos artigos de vestuário foram os responsáveis pela alta do IPCA em abril. Considerando os últimos doze meses, o índice acumula alta de 5,26%.

Novo modelo de identidade
O governo começará a emitir em outubro o novo modelo de identidade, que será único para o País e terá dez dígitos. Hoje, cada Estado adota uma numeração diferente e sistemas próprios de emissão das carteiras de identidade, sem se comunicarem. Em São Paulo, o documento tem nove dígitos; no Rio Grande do Sul, dez; e no Distrito Federal, sete, por exemplo. As sequências atuais serão totalmente modificadas dentro dos próximos dez anos. A intenção é trocar todos os documentos. São 150 milhões atualmente. O modelo da carteira será similar a um cartão bancário com chip, reunirá dados pessoais, CPF e título de eleitor, e a impressão digital adaptada ao AFIS (Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais).