“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmos 1.1
Dengue
Por mais que as autoridades neguem, Iguatu vive sim uma infestação do mosquito transmissor de dengue. Os casos se multiplicam e os locais mais afetados são Alto do Jucá e Cohabs. A coluna conversou com médicos, enfermeiros e agentes de saúde e, pedindo para não serem identificados, todos confirmaram que há muitos casos de dengue na cidade. Um deles chegou a afirmar que são mais de uma dezena de milhares. A Secretaria de Saúde tem dito que os infectados que aqui são atendidos contraíram a doença em outras cidades. Também. Acopiara, Jucás e Icó apresentam índices alarmantes de infestação do Aedes aegypti.
Conscientizar
A resistência do mosquito, a falta de educação da população e problemas de infraestrutura colaboram para disseminação de dengue. O momento é de conscientizar a população para os perigos da doença. Os agentes de endemias cumprem seu papel. Não atiramos pedras na gestão da Saúde. Sabemos do esforço e da dedicação envidadas na melhoria da área. Dengue precisa ser combatida pelo poder público e toda a população. Sem alarde e sem terror, mas com transparência.
Urca/Iguatu ganha site
A Urca de Iguatu passa por problemas burocráticos que impedem o início das aulas do semestre 2011.1. Com o corte de repasse de verba por meio de bolsas, as unidades de Iguatu e Campos Sales estão com aulas e salários de funcionários atrasados. Em Iguatu, há uma inquietação dos alunos por não terem informações sobre o que está ocorrendo, e gerou-se uma onda de boatos. Para melhorar a comunicação da universidade e alunos, o acadêmico do curso de Direito, Ícaro Vasconcelos, resolveu criar um site exclusivamente da unidade de Iguatu. No site encontram-se informações sobre o problema da Urca e detalhes do andamento do processo de repasse de verbas. Além de informações, o site terá espaço para cada curso (Direito, Enfermagem, Educação Física e Economia), mural de fotos, informações sobre diretoria e coordenação, história do campus e muito mais. Mais informações: www.urcaigt.blogspot.com
CCJ cria novas vagas para INSS
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo senador cearense Eunício Oliveira (PMDB), aprovou na quarta-feira, 02, projeto de lei que autoriza a criação de 500 cargos de peritos médicos previdenciário do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O Projeto de lei (PLC 178/10) do Poder Executivo, define que os novos profissionais, que serão contratos por meio de concurso público, atenderão as novas 720 agências para agilizar o serviço prestado pelo órgão. A matéria ainda cria outros 624 cargos em comissão e funções de confiança para o órgão. Desse total, 100 são funções gratificadas, 14 cargos do Grupo-Direção e Assessoramento e outras 510 funções de confiança. O texto segue agora para a sanção presidencial.
Avenida Sonrisal
Já não se sabe mais por quantas vezes a Avenida José Holanda Montenegro passou por reparos. Inaugurada há menos de quatro anos, aquela via deve ter custado em reforma mais do que a execução. Quanto ali investido nos reparos não poderia ter sido aplicado em novas vias, calçamento, asfalto? Alguns logradouros públicos tornam-se conhecidos por apelidos. Mesmo com nomenclatura oficial. O Prado virou Joaquim Távora, mas continua Prado. A rua Estados Unidos virou Márcio Nogueira, só no papel. Também a 21 de abril mudou para Wilton Correia Lima, em vão. Não sabemos quem nomeou, todavia o nome Avenida Sonrisal caiu bem para a Avenida José Holanda Montenegro.