“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.
João 11.25
Em 2010, o evento natalino promovido pela prefeitura de Iguatu superou em brilho, criatividade e participação popular. A cidade, principalmente o centro onde se concentraram os enfeites, transformou-se e contagiou iguatuenses e visitantes pela beleza da decoração e dos desfiles Um Show de Natal. Em especial neste ano duas atrações deram à promoção um caráter mais verdadeiramente natalino: Pe Antônio Maria e Aline Barros. As apresentações dos dois têm a ver com o Natal original, que é o nascimento de Jesus Cristo. Padre Antônio Maria e Aline Barros pregaram o Evangelho Cristão e através de louvor envolveram as pessoas no espírito genuíno do Natal. Que em 2011, o Papai Noel tenha menos visibilidade ainda e que Jesus Cristo seja o centro das atenções e das manifestações no Natal.
Imposto de outdoor
Quem possui ou aluga a mídia de outdoor em Iguatu se diz surpreendido no final de 2010 com imposto cobrado pelo município. Mais surpresos ainda ficaram com o valor cobrado, em média R$ 1.000,00 (mil reais), pelo alvará de funcionamento. Os outdoors medem 27 metros quadrados. Quanto o município busca arrecadar? Com certeza uma boa fatia, pelo número de tal mídia que existe na cidade.
Terra da Poluição
Aliás, a prefeitura devia também interceder para ordenamento da colocação de placas, cartazes, faixas e outdoors pela cidade. Se o imposto criado é para inibir a proliferação, tal iniciativa pode até ser válida. Caso não haja ordenamento, Iguatu deixará de ser conhecida como a Terra das Lagoas e passará a ser chamada de Terra da Poluição. Ambiental: lixão da Chapadinha, esgotos no rio Jaguaribe e nas lagoas, que também recebem aterro e lixo; Sonora: não tem quem discipline os carros, as motos e as bicicletas que fazem propaganda de som volante; Visual: pela indisciplinada onda de colocação de propaganda em placas, faixas, cartazes e outdoor pela cidade.
Sobre o calçamento
Observador, atento, em email informa que as obras de pavimentação com pedra tosca dos bairros Fomento, Bugi, Esplanada, Areias 2, estão paralisadas porque os calceteiros executam calçamento de loteamento no Bairro Cocobó. A informação procede. Realmente as obras ali seguem em ritmo acelerado.
100 anos da estrada de ferro
Iguatu ganhou um belíssimo presente neste final de 2010. Mais uma vez o pesquisador José Hilton Lima Verde Montenegro se debruçou em aspecto local e fez um resgate da história da estrada de ferro em Iguatu no ano em que completa 100 anos de sua instalação aqui. O livro “A estrada de ferro de Iguatu” não é só um registro da nossa história, é também mais uma forte demonstração de amor, de carinho e de zelo pela terra natal. A leitura é leve. As citações, a bibliografia, a pesquisa e a intervenção de José Hilton conferem à obra o caráter de leitura obrigatória para os iguatuenses.
2011 chegou
Ele nos deu tudo... E de nós nada exigiu. Apenas que amemos uns aos outros. Que a graça de Deus habite em seu coração e que o amor de Cristo esteja sempre presente em sua vida, caro (a) leitor (a). Feliz Ano Novo!