Iguatu apresenta retrocesso na alfabetização


Iguatu está entre os piores municípios cearenses na avaliação do ano 2018 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE-Alfa (índice que mede o nível de alfabetização dos estudantes no término do 2º ano do Ensino Fundamental I), segundo dados divulgados pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SESA). Dos 182 municípios avaliados, Iguatu (103.255 habitantes) ocupa a 177ª posição, ficando à frente apenas dos municípios de Milagres (28.316 habitantes), Banabuiú (18.151 habitantes), Ibaretama (12.922 habitantes), Caucaia (363.982 habitantes) e Miraíma (12.800 habitantes). Desses, somente Caucaia é mais desenvolvido que Iguatu.

Mais retrocesso

Levando em consideração apenas os municípios que compõem a CREDE 16, Iguatu amarga a última colocação, ficando atrás de Quixelô (14.986 habitantes), que ocupa a 154ª geral. O SPAECE-Alfa revela ainda que Iguatu obteve um índice de proficiência de 157,4 pontos, atestando assim grave piora no nível de alfabetização das crianças que frequentam a rede municipal de ensino. Lamentável!

Subsídio
O SPAECE-Alfa surgiu em decorrência da importância na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais). Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.