Mais uma vez as obras da cidade universitária, campus multi-institucional que está sendo construído em Iguatu estão paralisadas. A construtora Granito reclama de atrasos dos repasses pelo Governo do Estado e dispensou os operários que trabalhavam na obra que se arrasta há mais de 4 anos. Nos últimos doze meses, o governador Cid Gomes visitou Iguatu pelo menos quatro vezes e reiterou o compromisso de entregar a obra. Porém, a cada novo prazo dado pelo governador, mais a população desconfia de suas promessas e já não alimenta esperanças de ver o campus que deve abrigar a FATEC, a URCA-Iguatu e a FECLI ser entregue aos estudantes ainda este ano.
12 milhões de vagas do Pronatec 2
Depois de reiterar que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec atingirá marca de 8 milhões de matrículas até o fim de 2014, a presidenta Dilma Rousseff ampliou objetivo da segunda etapa. Com a experiência adquirida, ela defendeu que o Pronatec 2, lançado na quarta-feira, 18, oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação a partir de 2015. No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat e, também, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
Agentes de Saúde terão piso salarial de R$ 1.014,00
A partir da quarta-feira, 18, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias terão piso salarial instituído em R$ 1.014,00. Para alcançar esse montante, a União poderá complementar, em até 95% do total, os valores pagos pelos poderes estaduais e municipais a esses profissionais. Além disso, o texto especifica que os profissionais irão trabalhar 40 horas semanais exclusivamente em ações e serviços de promoção da saúde.
Lei aprova adicional de periculosidade a mototaxistas
A presidenta Dilma Rousseff sancionou na quarta-feira, 18, projeto de lei que reconhece as profissões de mototaxista, motoboy, motofrete e de serviço comunitário de rua como atividades perigosas. Com a sanção da lei, os trabalhadores da categoria passam a ter direito ao adicional de insalubridade de 30% sobre o valor do salário.
Ainda é possível recuperar valores perdidos com o Plano Verão
Sabia que muitos brasileiros têm direito a receber significativo valor de saldo revisional da Caderneta de Poupança do Plano Verão que está prestes a prescrever ou caducar? Segundo o presidente da G Carvalho Sociedade de Advogados, Guilherme de Carvalho, os valores a serem resgatados são expressivos e variam a cada caso, e a eles devem ser somados os recebimentos de juros e correção monetária desde janeiro de 1989 até a presente data [2014]. Contudo é necessário pressa, antes que ocorra qualquer manobra do Governo ou a prescrição para evitar pagar os poupadores que foram duramente prejudicados naquela época. O dinheiro que os poupadores da época têm direito é referente a uma diferença de 20, 46% na correção, pois essa era feita na época de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Governo remunerou a aplicação pelas chamadas Letras Financeiras do Tesouro (LFTs), causando esse prejuízo.
Como obter os extratos da época?
“Caso não tenha guardado os extratos da época pode solicitar ao banco as microfilmagens dos meses de janeiro e fevereiro de 1989. Para obter, faça o pedido por escrito, com prazo de 10 dias para resposta e protocole uma via no banco”, alerta o presidente da G Carvalho Sociedade de Advogados. As cópias dos extratos devem ser fornecidas mesmo que a conta esteja encerrada. Caso o banco tenha sido adquirido por outro, o sucessor é o responsável por fornecer tais documentos. Caso o titular da conta tenha falecido, a solicitação poderá ser feita pelos herdeiros.