O programa “Mais Debates”, apresentado por Silvani Soares e o professor José Roberto, recebeu neste sábado o vereador João Aquino (PT). Falou da eleição do diretório petista local e sua atuação na Câmara. João Aquino destaca a agricultura e a emancipação do distrito de Alencar.
João Aquino ressaltou a escolha do presidente Maninho à frente do partido, e espera realizar um trabalho que traga a motivação através da mobilização junto aos militantes. Justificou que isso será possível diante do clima eleitoral que se aproxima quando estaremos envolvidos na eleição presidencial. “E digo mais ainda, pelo presidente Lula, pois entendo que é a hora do povo mostrar a sua gratidão ao presidente pelo que fez e que precisa continuar com o seu projeto através da ministra Dilma Roussef, que sem dúvida será o nosso grande desafio”.
Indagado sobre a expectativa do agricultor com relação ao inverno, disse que está preocupado e na próxima sessão apresentará requerimento ao prefeito para que aponte as medidas que serão tomadas, caso se confirme a seca verde.
João Aquino é técnico agrícola e servidor da Ematerce há 33 anos, sempre acompanhou os agricultores que este ano já estão preocupados com o quadro diante das perdas na lavoura.
Disse que o governador Cid Gomes já está tomando algumas providências e espera o mesmo do município. Tem uma visão crítica da agricultura e reconhece que não segue a mesma linha das prioridades, e que o homem do campo precisa de políticas públicas, principalmente o pequeno agricultor que muitas vezes fica ausente dos principais programas e investimentos do governo e no caso atual, “defendo o aumento de cadastro para o seguro safra”.
Esta foi a primeira vez que ele participou do programa Mais Debates e tem sido questionado pela sua atuação na Câmara. “Alguns colegas falam demais e às vezes dizem muita besteira. Prefiro falar no momento certo, até porque na condição de vereador da oposição, nossas reivindicações nem sempre são atendidas e isso passa para opinião pública de que não atuamos. Temos a preocupação em fazer uma oposição responsável”.
Outro assunto debatido foi a emancipação do distrito de Alencar. Ele afirmou que faz campanha pelo SIM e vem dando sua contribuição como parlamentar junto à população. “O processo segue os trâmites normais e espero que tanto a população do distrito como da cidade possam decidir favoráveis pela emancipação que só trará benefícios e o progresso para a região”.
Como prioridade, apontou a agricultura, e acredita que o futuro prefeito terá que desenvolver este setor como principal mecanismo para o desenvolvimento pelo potencial e recursos hídricos que o distrito dispõe.