Mais Debates - Retrospectiva 2009

O programa Mais Debates, apresentado por Silvani Soares e José Roberto Duarte aos sábados na Mais FM 106,1, fez uma análise dos principais temas apresentados durante o ano de 2009. “Escrevemos a história no rádio através de debates e entrevistas. Uns mais interessantes, polêmicos e até promocionais. Cumprimos o nosso papel dentro do que propomos como colaboradores. Hoje vamos relembrar alguns destes temas discutidos no ano de 2009”, disse Silvani.
No início do ano, destacamos o lançamento do livro do o ex-venerável da Loja Maçônica Deus e Liberdade Nº 10, José Bezerra Modesto. “A obra e seus construtores”. A Educação também esteve na pauta dos debates, sobre a evasão escolar e investimentos propostos pela Secretaria de Educação na opinião de Laênia Chagas, coordenadora da CREDE 16.
Na área de Segurança, importantes investimentos chegaram ao município como o Ronda do Quarteirão, CPRV, a volta do delegado Agenor de Queiroz a Iguatu. Fatos que repercutiram na sociedade e movidos pela necessidade de Paz e Justiça, como anunciava a Campanha da Fraternidade 2009.
Na Saúde, sempre tivemos a presença de autoridades da área que discutiram os problemas que sempre ocasionaram críticas como a falta de médicos, investimentos, entre outras. Calazar, Dengue, Gripe Suína, foram assuntos que mereceram o debate mais profundo diante da preocupação que alertava a população e autoridades.
No mês de maio, a exemplo das festas de fim de ano, o comércio desperta para as vendas, pois maio é tido um dos mais promissores, por se tratar da festa das Mães. No calendário comercial, SEBRAE, CDL, ACIAGI e Sindilojas promoveram a campanha “Mamãe da Sorte” com a palestra show apresentada  pelo consultor de vendas Erik Penna, reunindo empresários, empreendedores e vendedores.
As desapropriações efetuadas pela administração municipal causaram discussões polêmicas e tivemos a presença do presidente da OAB subseção Iguatu, Romualdo Lima. Ele expôs na entrevista  dados e informações jurídicas sobre o tema. Segundo ele, trata-se de um tema polêmico pelo envolvimento do poder publico e proprietários particulares. É um tema antigo e compete à União expropriar por interesse social para fins de reforma agrária o imóvel que não esteja cumprindo sua função social mediante prévia justa indenização. Nos estados e municípios, segue o mesmo critério expresso nos artigos 184 e 186 da Constituição Federal.
A Política também foi motivo de debates. Recebemos dirigentes de vários partidos  como Renato Roseno (PSOL), Jocélio Viana (PSL), vereadores, o presidente do PT local, Marcílio, e de Fortaleza, Raimundo Ângelo, além do subsecretario de Saúde do Estado, Marcelo Sobreira. Este último falou da sua pasta e  da crise política com o prefeito municipal. Adversário declarado, Marcelo afirmou “que é preferível deixar a política do que participar ao lado do prefeito Agenor,  mesmo sabendo que teremos um palanque único para a reeleição de Cid Gomes”.
Mas foi a Operação Fumaça o principal tema polêmico, que resultou em investigações por parte do Ministério Público, o embargo do aterro sanitário, mal estar e o desgaste do gestor municipal, que o levou a várias explicações na imprensa local e do Estado, entre elas o pedido para a quebra do seu sigilo bancário e fiscal. É ainda um fato não esclarecido, e a população aguarda o desfecho este ano.
Mas não foram só de notícias ruins o programa. Tivemos a presença do setor pecuário do município durante a realização do I Festleite, quando a população conheceu o potencial da nossa bacia leiteira. O setor produtivo, do município através das entidades de classes, pôde reconhecer autoridades e personalidades com os eventos com o ‘Troféu Ouro Branco’, promovido pela ACIAGI e a prestigiosa festa do troféu “Telha de Ouro”.
A 14ª Romaria da Terra em Iguatu, sediada pela segunda vez em nossa cidade, agora como o lema: “O Seminário em Romaria por mais Vida e Cidadania no Semiárido”. O evento religioso é o momento propício para alertar a sociedade sobre os diversos problemas que a região e o município enfrentam, e colocou como preocupação a situação do rio Jaguaribe dentre outras questões ambientais que refletem. O evento é uma realização da CNBB Regional Nordeste IV. Ainda no aspecto religioso, tivemos o Congresso Diocesano de Iguatu, promovido pela Renovação Carismática Católica de Iguatu e contou com a presença do Pe. Eduard  Dougherty, fundador da Rede de Televisão Século 21. Como dirigente da TV Século 21, afirmou que a programação está voltada para o entretenimento religioso e informação baseada nos valores e princípios cristãos diferenciada no cenário televisivo, com espiritualidade, jornalismo, programas infantis, eventos, entrevistas, debates e músicas.
A confirmação de novos talentos do humor, que se destacaram no VI FHC, como o iguatuense Damião Ronald arrebatando o título de melhor humorista. Além das apresentações dos humoristas, Giovani de Oliveira que lançou mais uma edição do livro “O direito de Rir V. Segundo Giovani, “este é um projeto realizado pela Fecomercio através do SESC, produzido pelo Escritório do Riso, dentro da programação do VI FHC.
E sem dúvida entre todas as boas notícias, ficaram para a consolidação da Cidade Universitária, que associada à gratuidade dos cursos os investimentos de 20 milhões de reais, tornou-se na maior obra dos últimos tempos em nosso município. Durante o ano sempre contamos com a presença da URCA através do presidente Ivo Ferreira ao nosso programa.
“Do lado pessoal, destaco duas entrevistas marcantes: com membros do Alcoólicos Anônimos,  Grupo Centro-Sul, durante a divulgação do 32º aniversário da entidade. A outra ficou por conta da presença de cegos e educadores, que falaram sobre o Dia Nacional do Cego. Numa mensagem clara de que estas pessoas precisam de uma atenção especial da sociedade e das autoridades, para a sua real inclusão social”, destacou Silvani Soares.
Agradecemos e esperamos contar com a honrosa audiência neste ano de 2010.