Mais debates - Pesquisa Spaece Alf; vereador analisa educação municipal

O vereador Mário Rodrigues é um dos críticos da administração local e foi o entrevistado do programa Mais Debates apresentado por Silvani Soares e o professor José Roberto Duarte neste sábado quando tratou da pesquisa  Spaece Alfa divulgada esta semana.


Para o vereador Mário Rodrigues (PSB), a educação básica do município deixou a desejar. Ele classificou a posição 169 na pesquisa como decepcionante diante dos investimentos e atribui o fraco desempenho pela própria falta de compromisso com a educação, através da falta de concurso, qualificação e algumas contratações são vistas como cabide de emprego.
Mário não poupou críticas à APEOC que ficou ausente nestes momentos em que se fazia necessário o debate. Ele ocorreu com o sindicato que ficou mudo durante a atual gestão. “Não comemoramos e nem torcemos pelo pior, mas como vereador da oposição, sempre alertamos que a situação não era a mesma apresentada pelos colegas da câmara que maquiavam a informação, e que não é possível esconder os números reais quando se trata da educação”, disse.
Mário lembrou que muitos sofreram perseguição através de transferências e as substituições pouco avançaram, traduzindo-se em privilégio e apadrinhamento. “É preciso rever os erros para que tenhamos uma educação de qualidade. O município dispõe de bons educadores, eles precisam de motivação, autonomia e diálogo. É inegável que o município aplica o limite exigido para o setor através da estrutura física, na remuneração e plano de cargos dos professores, no entanto a pesquisa com os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece - Alfa) divulgados merecem uma reflexão. Não devemos fazer política com este setor, e o que ocorre é um excesso de propaganda que não reflete na realidade de nossas crianças e jovens que são assistidas pela farda e merenda”, concluiu.