Mais Debates - Pe João Batista

Padre João Batista fala da Ação Pastoral em 2010

O programa apresentado por Silvani Soares e o prof. José Roberto recebeu neste sábado o padre João Batista, vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado. Na entrevista falou das ações pastorais para o ano de 2010.

Lideranças de todas as paróquias dos  municípios que compõem a diocese de Iguatu elaboraram um documento durante assembleia e apontaram os principais problemas enfrentados pelas famílias.
Pe João Batista citou  a terceira encíclica do papa Bento 16, "Caritas in Veritate" ("Caridade na Verdade"), sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. “Sem Deus, o desenvolvimento ou é negado ou acaba confiado unicamente às mãos do homem, que cai na presunção da auto-salvação e acaba por fomentar um desenvolvimento desumanizado, recorda-nos o papa”, disse.
Sobre a Campanha da Fraternidade, a exemplo do ano passado que tratou da Segurança Pública, este ano, o tema está voltado para a Fraternidade e Economia, uma reflexão do evangelho de Mateus, que diz que você não se pode servir a Deus e ao dinheiro. Segundo ele, tira dos cidadãos a força moral e espiritual indispensável para se empenharem no desenvolvimento. “E mais, não cabe à Igreja propor soluções técnicas para os problemas da economia. Ela tem direito, no entanto, de iluminar com a sabedoria do evangelho os caminhos dos que buscam essas soluções. Como o papa disse, temos um grande desafio, que é mostrar que os princípios tradicionais da ética social como a justiça, a transparência, a honestidade e a responsabilidade podem e devem encontrar lugar dentro da atividade econômica normal. É possível uma economia a serviço da vida”, declarou.
O padre informou também que está organizando grupos de trabalho que desenvolverão ações junto às comunidades. “Este ano haverá um trabalho de formação com os leigos, os afastados da Igreja, uma ação direta na comunidade, e já temos uma radiografia das carências e necessidades das famílias em nossa paróquia”, disse. Pe João Batista também citou dados que confrontam com a nossa realidade. “Na saúde existem PSF sem médicos, agentes atuando com precariedade, falta emprego e qualidade de vida. A zona rural ainda permanece na miséria, onde muitos trabalhadores estão excluídos sobrevivendo do Bolsa Família e Seguro Safra”.
Segundo  ele, 1.300 famílias moram em casa de taipa, outras centenas não contam sequer com banheiros e poluem o ambiente após fazerem suas necessidades, falta rede de esgoto, e coleta de lixo. “Enfim, são muitas ações que nós podemos apoiar as comunidades reivindicando junto às autoridades”.
Ele deixou bem claro que  não se trata de uma bandeira política, “e muitos não entendem que esta é a nossa  missão como Igreja e cidadãos”.
Ouvintes pediram informações sobre o projeto de climatização da Igreja do Prado, ele disse que está em campanha de coleta, para o projeto orçado em  noventa mil reais, e até o momento já arrecadou R$ 3.400,00. “Muitos estão colaborando e outros acham que não é prioridade, mas levaremos adiante sem prejudicar o nosso trabalho em outras áreas como a casa do faminto e as pastorais. Este é o nosso objetivo: nos aproximarmos e dar conforto aos irmãos da nossa paróquia”, concluiu.