O programa apresentado por Silvani Soares e o professor José Roberto recebeu neste sábado o presidente da OAB subseção de Iguatu, Romualdo Lima. O debate tratou da formatura dos bacharéis em Direito pela URCA/Iguatu.
Dr. Romualdo Lima, que também é professor da URCA, ressaltou a importância dos formandos dizendo que a OAB recebe de braços abertos num reconhecimento e valorização para a categoria. Ele falou do papel da OAB que atua na defesa da Constituição, da ordem jurídica, do Estado democrático, dos direitos humanos e justiça social.
“Muitos confundem com polícia, juiz e outras autoridades. A nossa entidade vive exclusivamente da contribuição anual de nossos afiliados. E nos metemos aonde somos chamados pela lei. Temos justificado orgulho da credibilidade e do respeito que a sociedade nos devota. Fazemos tudo para merecer essa confiança do povo. A história tem nos deixado este legado. Não nos cabe ocupar os governos. Não podemos substituir os poderes constituídos nem as instituições democráticas. Somos, sim, obrigados a colaborar com todos eles. Com relação aos formandos, eles vivenciarão uma nova fase para os concludentes e assim serão orientados para os exames da OAB e a partir daí estarão habilitados para o exercício da profissão. Com a vinda da URCA deu-se um importante passo, quando se oportuniza a entrada de novos profissionais no mercado de trabalho, o que não tínhamos na década passada e muitos optavam para outros centros.
Em síntese, o município de Iguatu se consolida como cidade pólo também na atividade de ensino superior”, declarou Romualdo.
O presidente da URCA Ivo Ferreira, por telefone, participou do programa, reforçando o pensamento do Dr. Romualdo, ressaltando a importância da formação da segunda turma do curso de Direito bem como dos concludentes do curso de Enfermagem. Ivo informou na oportunidade que vários enfermeiros serão contratados para exercerem as atividades em breve.
Romualdo ressaltou também o alto nível do curso, tendo como parâmetro a prova da OAB, pois na primeira turma, 80% conseguiram aprovação bem como tem sido grande o número de inscrições. “Isso é motivo de orgulho e serve para conceituar a própria universidade. O nosso esforço será mantido sempre com o intuito de apoiá-los como fizemos nos seminários, treinamentos e capacitação”, concluiu.