PED 2009 - Candidato fala sobre eleiçoes no PT
O programa Mais Debates, apresentado por Silvani Soares e José Roberto Duarte, recebeu neste sábado o vice-presidente do PT iguatuense, José Herimatéia (Maninho). Ele é candidato a presidente do PT local e falou sobre o PED – Processo de Eleição Direta 2009.
Maninho iniciou lembrando aos filiados que a eleição acontecerá dia 22 de novembro, tendo como local a sede do Sindicato dos Comerciários, onde 660 filiados poderão escolher os candidatos nas 6 chapas que foram inscritas em nível nacional e estadual. “É preciso esclarecer que estão aptos(as) a votar e ser votados(as) no PED 2009 os(as) filiados(as) ao partido até o dia 22 de novembro de 2008.”, disse.
Maninho concorre em chapa única e disputar o cargo pela chapa ‘Movimento: partido para todos’, conforme ficou definido com as demais correntes. Ele falou que a cada eleição são vivenciadas mudanças, seja com a inclusão de novos filiados ou debates de interesse da sociedade. Ele defendo um amplo debate para os problemas locais principalmente.
Salientou que o partido muitas vezes é esquecido pelas ações que promovem, e destacou os benefícios e os volumes de recursos aplicados com apoio do Governo Federal, e que, muitas vezes, o gestor municipal é tido como o grande responsável em detrimento das políticas do governo Lula. “É preciso fortalecer o partido”, declarou.
Há questionamento com relação ao gestor, que pertence à base aliada e o mesmo ocorre no estado. “É preciso discutir internamente, pois somos cobrados diante destes fatos e esquecemos os nossos projetos. É um desafio para filiados e dirigentes. Com o país no rumo certo, sob o comando do PT, ainda não conseguimos avançar junto a população, com maior representatividade na câmara e pensar em uma eleição para prefeito com chance de vitória. Com o debate, encontraremos respostas para estes questionamentos. Outro ponto é a tática e política de alianças, o programa e as candidaturas para as eleições de 2010, a vaga para o senado por exemplo, a construção partidária e o plano de ação onde queremos um palanque pró-Dilma em nosso Estado”, declarou.
Silvani citou o caso da Universidade Federal do Centro-Sul, e mais uma vez o PT fica em segundo plano, conforme matéria publicada em jornal local, onde o prefeito antecipa na articulação.
Maninho disse que precisamos acompanhar este projeto e dar a nossa contribuição, pois é viável e atende à necessidade de uma Região, e desde 2006 já existe a mobilização da sociedade quando entregou ao presidente Lula documento com mais de 20 mil assinaturas solicitando a instalação da Universidade Federal do Centro-Sul.