Mais Debates - Cordel e Pré-Vestibular

Poeta quer levar cordel às escolas

O jovem poeta iguatuense Jonas Bezerra foi o entrevistado do programa Mais Debates apresentado por Silvani Soares e o professor José Roberto Duarte. Ele falou do violeiro na atualidade e do projeto de Literatura de Cordel que deseja implantar.

O iguatuense Jonas Bezerra, 22 anos, pertence a uma família em que a viola corre nas veias. Em casa, o pai Chico Alves e o irmão caçula respiram a poesia e o som da viola. Acostumado a participação em vários Festivais de Viola, nos quais conseguiu várias premiações, é uma pessoa simples, com reconhecimento no meio cultural e tem um projeto ambicioso que é o de levar a literatura de cordel às escolas.
“O cantador é um líder de opinião por conhecer as formas de expressão, principalmente oral”, disse.
Com a sua inteligência, acredita que o projeto trará grande contribuição para jovens e crianças, que levariam ao conhecimento de obras calcadas na tradição popular, como se aprende em outras matérias no currículo escolar. É uma forma de apropriação da cultura popular e de sistematização dos conhecimentos, de assuntos que são ligados às nossas raízes e aos nossos costumes. Segundo  ele, em meio a tudo isso, “vamos descobrir novos talentos”.
Jonas disse que já procurou o legislativo municipal, porém ainda não teve uma oportunidade para expor o projeto, mas continuará em busca do seu objetivo. Foi lembrado que a cantoria faz parte da inteligência aguçada de alguns cantando nas feiras, o sofrimento a fé e a religiosidade de um povo, e o que inspirava nos dias atuais?
Ele disse que a modernidade nos levam a grandes motes, como a violência urbana, a tecnologia na internet, a corrupção a classe política, que podem ser incluídos inseridos em versos e ao som da viola.
O jovem e promissor talento na arte do repente e improviso teve o seu trabalho reconhecido durante a participação de gravações de uma novela da Rede Bandeirantes de Televisão.
Como estamos na véspera do dia das mães, o poeta encerrou a entrevista com uma homenagem às mães, focado no amor e agradecimento pela vida.
Interessados podem manter contato com Jonas pelo telefone (88) 9297.8848.

5º aniversário do Cursinho Fênix

No segundo bloco, recebemos os membros do Cursinho Fênix. O diretor George Wads fez uma avaliação dos cinco anos da empresa, que tem avançado nos últimos anos através da preparação dos vestibulandos. “Nós não tínhamos essa cultura de cursinhos, mas hoje nos consolidamos e como referência”, declrou.
George ressaltou a importância da vinda dos cursos superiores existentes em nosso município, e a nossa preparação tem contribuído para aprovação de uma grande parcela de estudantes.
“Isso também é fruto da competência dos nossos professores aqui representados pelo Antônio Milton e Elion, e de toda equipe que pelo engajamento nos garante esta credibilidade, cujos resultados podem ser confirmados na aprovação da maioria dos nossos alunos e isso nos deixa felizes”, declarou.
Instado a falar sobre a preparação para os concursos, reconheceu que “ainda não estamos atuando especificamente nesta área, cujo foco está voltado para o curso pré-universitário. Os nossos alunos sempre terão o nosso apoio, e através da nossa equipe sempre acompanhando as mudanças que a educação preparatória para o ensino superior exige”, concluiu. 
O cursinho Fênix funciona em três turnos na Rua Evaldo Gouveia, ao lado Praça São Sebastião. Contato pelos telefones (88) 9922-2478 e (88) 9291-3138.