Evento marca 32 anos de AA, Grupo Centro-Sul
AMI realiza eleições
O programa Mais Debates apresentado por Silvani Soares e o José Roberto Duarte recebeu neste sábado membros do AA, e a comissão eleitoral da AMI representada por Gorete Soares e a candidata Francinilda Viana, atual presidente que será reconduzida ao segundo mandato na entidade.
AA, Grupo Centro Sul, comemora 32 anos
Como não é permitido aos repórteres e jornalistas nas reuniões fotografarem e citarem nomes nas reuniões abertas, nos encontros regionais e outros eventos similares de Alcoólicos Anônimos, por isso o nome do entrevistado não foi mencionado. O membro esteve nos estúdios da “Mais FM”, para falar da instalação de 32º aniversário do Alcóólicos Anônimos, Grupo Centro Sul. O grupo é pioneiro na região e atualmente cerca de 15 grupos em funcionamento, sendo cinco em nossa cidade. "O fundamento primordial é ajudar aos que nos procuram, disse. "Realmente tem pessoas que já ouviram falar do nosso trabalho e posso dizer que o AA é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças a fim de resolver seus problemas comuns e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo e adotam as doze tradições como grande valor para assegurar a sobrevivência da estrutura da Irmandade. Não pagamos taxas nem mensalidades e nenhum auxílio exterior. Somos auto suficientes graças as nossas próprias contribuições. É muito comum encontrarem pessoas abandonadas na sarjeta, sem esperança, marcadas pelo vício. Estamos abertos para recebê-las", continuou.
"Não atuamos na busca destes, cadastrando, mas podemos contrbuir para sua recuperação encaminhando aos nossos grupos de trabalho, quando aceitar ser membro de AA, cujo único requesito é o desejo de parar de beber. Há casos também de pessoas que não se recuperam, pois é preciso existir a força de vontade", declarou.
Segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde o vício pela bebida começa mais cedo e isso tem sido motivo de preocupação, onde camapanhas educativas e leis mais rigorosas têm surgido nos últimos tempos.
Silvani mencionou o caso do bafômetro, que já pode ser considerado como um aliado. O membro do AA concordou e reforçou o convite para a reunião pública no Colégio Polos, na avenida Agenor Aaraujo no sábado, 28 de novembro.
AMI realiza eleições
Associação das Mulheres Iguatuenses realiza neste domingo, 29, em sua sede na rua Monsenhor Coelho 180, a Assembleia Geral na qual constará de eleição e posse da nova diretoria para o mandato do biênio 2010/2011. As filiadas e sócias estão sendo convidadas. O processo eleitoral será formado por chapa única e a atual presidenta Francinilda Viana será reconduzida ao cargo para o exercício de um segundo mandato.
Francinilda disse que não tem sido fácil realizar um trabalho que possa refletir em resultados práticos para a mulher iguatuense, mas reconhece que a mulher se ausenta das discussões e debates pelo excesso de trabalho. "Ao trabalhar com a mulher profissional é dificil pela ocupação em outras atividades, e temos aqui com a missão e o desafio de participar, estimular a organização para a luta e o desafio, como tem sido ao longo da nossa história. É verdade que já conseguimos avançar em várias conquistas e outras virão, dependendo da nossa forma de planejamento e organização", comentou.
Gorete Soares, que presidirá o processo eleitoral, reconheceu humildade e modéstia na avaliação da companheira Francinilda, cujo trabalho tem correspondido aos anseios da entidade. Ela frisou a discussão da ‘Lei Maria da Penha”, que sofrerá mudanças, a situação do servidor público municipal, as ações junto aos bairros e movimentos populares, o Projeto SOS Corpo, o relacionamento na área de saúde com presença ao Conselho Municipal e a Delegacia da Mulher. "Enfim são ações que a AMI tem participado ao longo dos seus 27 anos de existência e que neste mandato 2010/2011 estaremos mobilizando e reforçando a participação da mulher para que possamos avançar em novas conquistas", finalizou.