Mais Debates - 75 anos dos Alcoólicos Anônimos

Álcool e saúde na visão da irmandade que completa 75 anos

O programa apresentado por Silvani Soares e o professor José Roberto entrevistou membros do  Alcoólicos Anônimos de Iguatu. Na entrevista falaram sobre os 75 anos da irmandade no mundo. Durante a entrevista, comentamos  sobre o surgimento do AA como manter a sobriedade, o anonimato, a estrutura dos grupos em nosso município, a relação com a medicina e religião e como se tornar um membro do AA.

“Alcoólicos Anônimos é uma instituição presente em mais de 150 países e no Brasil em todas unidades federadas. Em nosso Estado existem em torno de 400 grupos, sendo que cinco deles atuam em nosso município. A sua principal definição está em compartilhar experiências, forças e esperanças a fim de resolver problema e ajudar os outros a se recuperarem do alcoolismo”, disse o entrevistado.
“Sobre o anonimato, é para assegurar a preservação da imagem e não se expor ao grupo. Pois protege o membro e não enfraquece a irmandade”, justificou.
Silvani lembrou que já conhecemos o AA como entidade e agora como fonte de informação. Ele perguntou se existe algum órgão no município preocupado com o binômio álcool - saúde?
O entrevistado citou o Caps e o sistema de saúde do município, “onde temos bom relacionamento. Contamos com o apoio tanto da medicina como na religião onde não perdemos a fé diante do projeto para recuperação que desenvolvemos por meio de parcerias e elaboração de materiais de apoio aos dependentes. Há um dado curioso de que o álcool não é mais entre os homens. Estudos epidemiológicos indicam haver novas tendências no padrão de uso de álcool entre mulheres, como o consumo de cinco ou mais doses alcoólicas por homens ou de quatro ou mais doses por mulheres dentro do período de duas horas. É mesmo preocupante e resulta em violência interpessoal ou gravidez não planejada”, declarou.
Sobre a Lei Seca, destacou a influência positiva da Lei 11.705/08, popularmente conhecida como Lei Seca, para a mudança de comportamento dos motoristas, que se tornaram mais responsáveis em relação à mistura "álcool e direção, e tem sido importante na prevenção.
O grupo tem ainda como orientação os doze passos. “Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades. Para comemorar o aniversário da irmandade foi elaborada uma programação que teve início dia 1ª e vai até quarta-feira dia 9 na região, sendo que na quinta-feira dia 10 haverá reunião pública nas dependências do Colégio Pólos.