Mais debates

Guerra aos agrotóxicos
O programa Mais Debates, apresentado por Silvani Soares e o professor José Roberto Duarte, entrevistou neste sábado o vereador Aderilo Filho e na oportunidade falou sobre a audiência publica realizada na Câmara Municipal de Iguatu, onde foi debatido o uso de agrotóxicos em nossa cidade e região.
O vereador foi o autor do requerimento, que levou à Câmara Municipal, uma sessão especial para discutir importante tema, com a presença de autoridades e segmento da sociedade. Aderilo falou da sessão e que o uso indevido de agrotóxicos nos coloca em alerta, pois põe em risco a população, contamina o meio ambiente, as lagoas, rios.
Aderilo disse também que falta campanha educativa. Silvani  discordou, ao citar várias campanhas na mídia, como trânsito, drogas, AIDS, queimadas e tantas outras inclusive sobre agrotóxicos ilegal. Ele lembrou que o vereador é autor de Projeto de Lei de proteção à lagoa da Bastiana, que juntamente com outras vem sofrendo com aterros e dejetos.
Como o assunto é polêmico, o vereador citou o caso do lixão e colocou como uma questão política e usada pela oposição, o aterro sanitário não ter sido concluído. O apresentador lembrou-lhe que o problema do aterro sanitário deve-se a irregularidades encontradas no projeto e encontra-se no Ministério Público, e ninguém era contra, mas que houvesse transparência. O entrevistado disse que há transparência sim, e o prefeito está cuidando do mesmo e que logo será encontrada a solução.
Ouvintes fizeram perguntas sobre a fiscalização para o uso de inseticidas nas canaletas, as empresas que trabalham com produtos tóxicos, e se não tratava de uma bandeira política, visto que o meio ambiente está na pauta de partido políticos e que comentasse sobre a “cachoeira artificial”, no Complexo do Cocobó, quando existem outras prioridades na zona rural, como a interligação de das lagoas.
Aderilo ressaltou que são projetos distintos, e que a cachoeira e o Cristo Luz se completam com o projeto de urbanização turística para o município e quanto ao projeto de interligação das lagoas está sendo discutida com a equipe do prefeito cujos estudos estão bem adiantados. Sobre se tratava de bandeira política disse que não, e o tema proposto discutido na Câmara, reforça a preocupação que todos nós temos com o meio ambiente, precisamos conscientizar os nossos agricultores sobre a utilização dos agrotóxicos e que pode prejudicar a sua saúde quando é utilizado fora dos padrões estabelecidos, com agressão também ao meio ambiente.
O professor José Roberto citou o caso de agressão ao meio ambiente na zona rural, onde o uso indevido está dizimando a lavoura, pássaros e contaminando o meio ambiente.