Sindicato comemora o Dia dos Comerciários
Escrito por Silvani Soares
O programa Mais Debates, apresentado por Silvani Soares e o prof. José Roberto, recebeu neste sábado como entrevistado o presidente do Sindicato dos Comerciários de Iguatu, Claudemir Brito. Ele falou da polêmica antecipação do feriado e da programação comemorativa ao Dia do Comerciário na segunda-feira.
Claudemir disse que já está superado o desencontro de informações da prefeitura em antecipar o feriado, mas reconhece que a categoria saiu prejudicada em face do planejamento do programa festivo elaborado, inclusive com ampla divulgação em curso. Mesmo assim, conseguimos retomar os contactos com os organizadores e patrocinadores e esperamos desenvolver um dia de lazer nas dependências do Clube dos Comerciários na segunda-feira. Ele disse que é importante a presença de toda a categoria e que além do congraçamento, “possa também discutir assuntos que envolvem o setor comerciário em nosso município, pois estamos diante da aproximação das festas de fim de ano. Nesta época, teremos a criação de novas vagas no mercado de trabalho como acontece anualmente. Juntamente com o Sindilojas, estamos nos preparando para que os trabalhadores não sejam prejudicados com a escala de trabalho que será determinada para o período onde já dispomos de uma planilha para negociar”.
No que se refere à abertura aos domingos e feriados, a discussão e aprovação passa pelo Sindicato dos Comerciários e Sindilojas com a homologação do Ministério do Trabalho. “Sempre fomos abertos para a implantação desse sistema, pois entendo que a abertura aos domingos e feriados vem, ao fim, a ser de interesse não só dos comerciantes, mas também dos consumidores”.
Com relação ao piso salarial do comerciário, determinado na última data-base, está fixado em R$ 490,00 e vai até 30 de dezembro sendo que a partir de janeiro aplica-se o reajuste de 5%.
Questionado sobre a redução da jornada de trabalho, qundo surgem interpretações equivocadas, Claudemir disse que é de tamanha relevância e que há ambiente propício e, não ver como empecilho para os patrões e empregados. E segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a carga de 40 horas semanais, seguida da manutenção do patamar salarial, significará um crescimento de apenas 1,99% no custo da produção. Isso vai gerar novas contratações, além de possiblitar melhor qualidade de vida para o trabalhador que poderá ter mais tempo para o lazer com a família.
Sobre a questão do estacionamento no Centro, disse que é preciso debater mais o tema, pois não vem agradando aos trabalhadores, empresários e visitantes que chegam à cidade para outros compromissos. É um fato constante a reclamação e já existem informações de que distribuidoras estão se afastando do comércio local por conta deste problema. “Por isso propomos uma melhor discussão. O Clube dos Comerciários contratou uma banda musical e está aberto para receber os sócios, amigos e visitantes nesta segunda-feira, onde colocamos toda a estrutura para melhor atendê-los”, concluiu.