Mais Debates

Escrito por Silvani Soares

O programa ‘Mais Debates apresentado por Silvani Soares e o prof. José Roberto recebeu neste sábado o Padre  Gêu e Maria de Jesus. Eles falaram da realização da Romaria da Terra neste domingo em Iguatu; recebemos também o prof. Ivo Ferreira que comentou sobre a Caravana da Anistia.
Padre Gêu, da Paróquia de Tamboril e coordenador da Comissão Pastoral da Terra Regional do Ceará, disse que está tudo pronto para o lançamento da 14ª Romaria da Terra em Iguatu. A cidade de Iguatu foi escolhida pela segunda vez para sediar o evento que tem como lema: “O Seminário em Romaria por mais Vida e Cidadania”. Para ele, o evento religioso é o momento propício para alertar a sociedade para diversos problemas que a região e o município enfrentam. Ele colocou como preocupação a situação do rio Jaguaribe dentre outras questões ambientais que refletem em complicações para a vida das famílias. Disse também que sendo um movimento da Igreja Católica, não é uma defesa do catolicismo, pois abrange o caráter ecumênico bem como a política social desenvolvida pelos gestores, e longe das  questões partidárias. Afirmou também que a cada evento, é comum extrair um relato, com os temas discutidos e enfrentados pelos visitantes para que possam sensibilizar a sociedade sobre o problema e encontrar saídas.
Padre Gêu fez boas referências da cidade, o acolhimento nas comunidades e tem a expectativa de que o evento promete ficar marcado na história do município, como ocorreu em outras localidades. Ele prevê a presença de cerca de dez mil visitantes romeiros. O evento é uma realização da CNBB Regional Nordeste IV e conta com o apoio da Comissão Pastoral da Terra,  Cáritas brasileira, Diocese de Iguatu e demais dioceses.
Tivemos a informação de que o Ministro da Previdência Social José Pimentel estará presente ao evento, uma vez que se encontra na Região do Cariri.

Prof. Ivo e a Caravana da Anistia
Ivo Ferreira, presidente da Urca de Iguatu, participou na última segunda-feira na Assembléia Legislativa da 28ª Caravana da Anistia, em solenidade que incluía o pedido de desculpas às vítimas da ditadura, e ele representou o seu avô Jose Moisés, ex-presidente do PCdoB. Ivo destacou a emoção de ter o reconhecimento pelo sofrimento dos torturados do regime militar e sentiu-se orgulhoso por seu avô e por este dia que o governo brasileiro reconhece oficialmente os cearenses que no passado lutaram e deram suas vidas pela democracia. “Não tem preço que pague a dor das nossas famílias”, enfatizou.
Sobre a Romaria da Terra, disse que é importante que a sociedade participe e reforce o movimento que prioriza a cidadania e a luta pela qualidade de vida.
Ainda sobre a Caravana da Anistia, todos os processos que envolvem iguatuenses foram deferidos e o Estado Brasileiro pagará indenização aos anistiados e familiares.