Escrito por Silvani Soares
Oposição revitalizada
Eu soube que quem navega pelas barrancas do rio São Francisco verá esta frase escrito na parede em Juazeiro da Bahia: “Seca e enchente, meio de vida de muita gente”. Lembro-me da Romaria da Terra onde surgiram críticas a transposição e justamente na semana que o presidente visitou a região. A oposição política pega a carona não desliga os olhos e ouvidos quando o assunto é o Velho Chico e pretende questionar os custos da viagem realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acompanhar o andamento das obras de revitalização e transposição do rio São Francisco, na semana passada. A oposição deve consultar a Justiça Eleitoral sobre a possibilidade de ter havido antecipação de campanha eleitoral. A transposição vai beneficiar 12 milhões de nordestinos através de águas que salvam e afogam.
Sem comparações
A cantora Danyela Mercury emocionou a todos ao interpretar o Hino Nacional em Interlagos antes do GP de Fórmula 1 em São Paulo. Por coincidência, o público iguatuense teve o privilégio de vê-la no Iguatu Festeiro como também a outra baiana dançarina Carla Perez. Foram eventos diferentes, com público diferente e crítica diferente. Se a intenção era agradar, provocar ou responder os críticos, não merece comentários
Cinebiografia
E o filme sobre Lula pode ter maior lançamento do cinema. A estreia será em 400 salas, com 88 fora do circuito convencional, e haverá ingresso a preço popular nos sindicatos. Como não temos cinema, vamos aguardar as salas do Sesc, ou os DVDS piratas e assistir em casa sem a oposição. Lula, o Filho do Brasil, cinebiografia sobre o petista, será lançado em 1º de janeiro de 2010 com uma estratégia de distribuição que tem como objetivo torná-lo um dos maiores lançamentos do cinema nacional, desde a retomada da produção cinematográfica do País, em 1995. Serão feitas "para lá de 300 cópias" da cinebiografia, que conta os primeiros 35 anos da vida do presidente, do nascimento até a transformação dele em líder sindical.
Por que o “Céu de Suely”, rodado em nossa cidade, não teve merecida publicidade?
Recado
O vice-prefeito de Cariús, Dr. Francisco José do PT, esteve sábado no programa ‘Mais Debates” da Mais FM quando debateu com a nossa equipe diversos assuntos sendo o principal um projeto de desenvolvimento para a região. Segundo ele, continuamos atrasados no tempo, e estamos aquém das regiões Norte, Cariri e Metropolitana. Disse ainda que o partido dos trabalhadores pode puxar essa discussão. Cobrou do partido um projeto para a região e na sua visão, aqui em Iguatu, as tendências ficam na crítica seja ao prefeito, ou ao subsecretário de Saúde e agindo assim, perdem a oportunidade de apresentar o seu próprio projeto cujo resultado reflete nas eleições com pequena votação. Sugeriu ainda a unidade para formação do novo diretório.
Solução em casa
Após ouvir os reclames na Câmara e rádio sobre as precárias condições das viaturas da Delegacia de Polícia Civil, o internauta sugeriu que a iniciativa partisse da própria Câmara. Ou seja, já que está sobrando dinheiro e devolve 60 mil reais todos meses, é só comprar viaturas novas e fazer doação direta e estaria resolvido o problema. Chega de perder tempo culpando o Estado, pois o prefeito já é aliado e por trás disso há interesse midiático. O povo já paga imposto, e outras taxas, e quer retorno. E esse negócio de mudar o horário da sessão, só vai afastar o público, pois muitos participavam das sessões no fim de tarde após cumprirem suas obrigações e ficando para 14 horas, dificilmente as pessoas participarão. Ou seja, o povo tem mais o que fazer neste período quando os bancos fecham principalmente. Faça uma enquete por exemplo.
Pesar
Aos familiares de Heleno Rodrigues, nosso pesar pelo seu falecimento cujo sepultamento ocorreu nesta segunda-feira no cemitério Senhora Santana. Heleno era pessoa amiga, alegre e solidária. Esteve à frente dos movimentos culturais onde apresentou poesias de cordel, cantou e encantou plateia nos circos e shows ao lado da esposa Neuma. Lutou pela realização de festivais, o mercado do peixe, gostava de esporte, sempre solícito e bem humorado, também colaborou com os eventos sociais da Igreja Católica. Descanse em paz.