Por Silvani Soares
Etiquetas e rótulosNas eleições passadas, já tivemos bacurins e jacarés, hoje em extinção, o que resta segue junto e misturado. Mesmo com a mudança de partido, não pegou com o atual prefeito, como se denominou carinhosamente com os candidatos Elpídio e Edilmo. É uma pena que outros animais não façam parte da agenda ambiental, pois apelidos pegam e rótulos também. No último comício, o gestor parecia histérico ao ofender opositores e principalmente a candidata Mirian (PSB) e o esposo de o “casal do mal”, desrespeitando seus eleitores e a comitiva do governador. No dia seguinte, solta o som por toda a cidade de que é nosso irmão. Será que é demais pedir coerência? Observa um respeitado cidadão. Deve ser coisa de mau perdedor e pelo jeito parece ser péssimo ganhador também. No campo político, as divergências vão sempre existir. E o governador pediu votos para Eunício e Pimentel.
Datafolha/O Povo
E na pesquisa Datafolha/ O Povo, o governador Cid Gomes está com 58% na intenção de votos, seguido de Lúcio com 16 e Marcos Cals com 8, apontando para uma eleição no primeiro turno. Um quadro inalterado para quem esboça uma virada na campanha.
Ação social
Digna de elogios a semana cultural promovida pelo Colégio Pólos. Também merecedor de reconhecimento o trabalho desenvolvido com estudantes através da campanha arrecadação de alimentos. Quase nove toneladas foram arrecadadas e distribuídas com entidades que atuam com carentes em nosso município.
Classe C
Nova classe média, além de ter melhoria constante de renda média desde 2003, hoje abrange 50,5% da população, segundo estudo da FGV. Nesse cenário, melhoria pode ser durar até 30 anos. É isso que pode eleger Dilma no primeiro turno. Estabilidade da moeda, inflação sob controle, acesso ao crédito. O país vive o melhor momento, diferente da época dos tucanos. A região nordeste foi a mais beneficiada, mesmo tendo apresentado médias de crescimento de renda mais altas que a média do país, ainda tem renda familiar média de R$ 391,95 per capita. Pode até parecer ficção, mas é a mais pura realidade.
Valorizando o voto
Em recente pesquisa realizada pelo DataSenado, 62% dos 1.315 entrevistados afirmaram que votariam nas eleições de outubro mesmo que o voto não fosse obrigatório no país. Os entrevistados com 60 anos ou mais apresentam o mais alto percentual: 75% deles exerceriam o direito ao voto nas próximas eleições mesmo que a legislação não os obrigasse. Enquanto isso, apenas 55% dos jovens entre 16 e 19 anos iriam às urnas se o voto fosse facultativo. Quem é obrigado a votar? Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar. Quais as circunstâncias em que o voto é facultativo? R - Maiores de 16 anos (inclusive) e menores de 18 anos; Maiores de 70 anos (inclusive); Analfabetos.
Educação de qualidade
A baixa escolaridade da população brasileira mantém o país entre as dez nações mais desiguais do mundo. “Ainda estamos no top 10 da desigualdade mundial”, afirma o economista-chefe do Centro de Políticas Sociais vinculado à Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Côrtes Neri. Os políticos têm apresentado sugestões para Educação de Qualidade. Quem sabe estimulando as famílias e mudando os atuais métodos?